O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim marcou presença na sessão de encerramento deste evento, que contou igualmente com as intervenções de Manuel Silva, Presidente da Horpozim, e de Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.

Aires Pereira mostrou-se solidário com o testemunho de Eduardo Oliveira e Sousa relativamente às vantagens de os horticultores se juntarem numa organização de produtores, com o objetivo de combater a desigualdade entre o preço de custo e o valor do produto. Neste sentido, o Município mantém a sua total “disponibilidade para continuar a ser parte ativa na resolução e identificação dos problemas locais da horticultura e da singularidade da localização da atividade”.

O Presidente da Câmara manifestou, ainda, a sua preocupação relativamente à falta de celeridade na certificação da qualidade de produtos hortícolas do concelho. Recorde-se que esta valorização dos recursos e produtos locais, visível através da criação de projetos como A Póvoa Marca, é uma aposta do Município da Póvoa de Varzim no âmbito da aplicação do Plano Estratégico 2020-2030.

As Jornadas representam uma oportunidade de reunir os agricultores com as diferentes entidades e organismos que operam no setor, um momento importante para partilhar experiências, conhecimentos e promover o debate entre todos.