O Presidente da Câmara marcou presença nas celebrações e, no seu discurso, revelou que o Município vai atribuir 1 milhão de euros aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, verba que vai servir para adquirir viaturas de transporte de doentes, viaturas de socorro e novos equipamentos. “Este é um compromisso do Município no sentido de elevarmos aquilo que é hoje o paradigma desta casa” e chegarmos ao 150.º Aniversário “com uma associação modernizada”, declarou Aires Pereira.

O “plano de investimento” a cinco anos vai permitir complementar as já existentes infraestruturas físicas com as condições materiais e operacionais necessárias à atividade dos nossos bombeiros, não se colocando de parte a construção de um novo polo avançado para o corpo de efetivos e de um campo de treinos para os bombeiros.

Esta promessa vem reforçar o investimento que a Câmara Municipal tem feito na melhoria das condições do corpo ativo dos bombeiros, garantindo que todos os voluntários desempenham a sua atividade em segurança no concelho – recorde-se que, só em janeiro deste ano, o Município atribuiu 114 mil euros aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

Marcaram igualmente presença na cerimónia o Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante João Venceslau, o Presidente da Federação Bombeiros Distrito do Porto, Comandante José  Morais, o Presidente da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Rui Coelho, e o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim há três meses em regime de substituição, Joaquim Moreira, que destacaram o notável crescimento do número de integrantes do corpo de bombeiros da Póvoa de Varzim. Além da quantidade de voluntários, a qualidade dos mesmos é também de saudar, cujo espírito de sacrifício e dedicação à causa tem inclusivamente merecido destaque em provas nacionais e internacionais.

As comemorações do 145º aniversário da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim contaram, ainda, com um desfile apeado e com a distinção de bombeiros com mais de 15 anos de serviço; nesta última, integrou-se a atribuição de uma medalha muito rara – que assinala 40 anos de serviço – ao bombeiro António Eduardo Cadilhe Serra.