A Vereadora do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Amorim, fez questão de marcar presença nesta iniciativa, que visa alertar a população para todo o potencial do caminho de ferro e dar a conhecer os novos usos do antigo trajeto, atualmente adequado para ciclovia.

A iniciativa terminou com uma visita ao centro histórico da vila de S. Pedro de Rates, com direito a jantar no eirado da Casa do Lavrador / Albergue de Peregrinos.

Concluída a 12 de junho de 1881, a linha que ligava o concelho poveiro a Famalicão transportou milhares de passageiros e carga do interior para o litoral e vice-versa, durante mais de 100 anos. Foi forte contributo para a divulgação da praia poveira e deu forte incremento ao seu uso popular por parte de todas as classes sociais, até ao encerramento da mesma, em 1995, por falta de passageiros.