No passado dia 3 de agosto, as cerca de 20 embarcações que foram atracando na Marina da Póvoa trouxeram um grupo muito especial de meia centena de peregrinos, portugueses e espanhóis, que puderam desfrutar de alguns pontos turísticos da cidade e realizar uma visita ao Centro Histórico de Rates.

O dia terminou com um jantar no Albergue de Peregrinos de Rates, que foi o primeiro espaço em Portugal, na época moderna, exclusivamente dedicado ao acolhimento de peregrinos a Caminho de Santiago de Compostela. Além do serviço no local emblemático, o grupo ficou especialmente agradado com a alegria e o calor da atuação do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates.

Lucinda Delgado, Vereadora do Turismo, acompanhou o grupo e realçou a importância desta Rota Marítima, que tem como objetivo, para além do seu sentido de peregrinação, dinamizar e promover o sector náutico e criar valores associados ao mar.