Depois de, o ano passado, acolher a Copa do Mundo – Tiro ao Voo, S. Pedro de Rates prepara-se para mais um evento desportivo que irá acrescentar valor à cidade e à região, na organização de uma competição que irá desenvolver a hotelaria e restauração da Póvoa de Varzim.

Fosso Universal é uma disciplina de tiro desportivo aos pratos, em que estes são lançados a distâncias entre 60 e 75 metros por cinco máquinas instaladas no interior de um fosso, cujo teto está ao mesmo nível das cinco posições de tiro.

As posições de tiro são delimitadas por quadrados com um metro de lado.
A linha que une a face anterior das posições de tiro encontra-se a 15 metros da borda frontal do teto do fosso.

Os pratos são lançados à voz do atirador, por intermédio de um sistema de microfone elétrico colocado à frente de cada posição de tiro (phono-pull).
Cada um dos microfones encontra-se ligado a um aparelho eletrónico que fará a distribuição dos pratos por cada atirador, de modo a que no final de cada série de 25 pratos, todos tenham atirado aos mesmos pratos, embora por ordem aleatória.
Nas instalações do Clube de Tiro de São Pedro de Rates os atletas vão poder encontrar Manuel Ricardo (um dos mais conceituados coronheiros do mundo), onde será possível avaliar o estado da coronha da arma e efetuar ajustes pelas mãos de um excelente profissional.