A chef Arminda Silva ensinou os participantes a confecionar pratos com estas duas espécies tão características da nossa região.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, da Docapesca. O objetivo do Comprovativo de Compra em Lota (CCL) é contribuir, decisivamente, para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado transacionado nas lotas do continente português e, consequentemente, para a sustentabilidade e rentabilidade do Setor das Pesca em Portugal, através da identificação e diferenciação do pescado das lotas junto do consumidor final. 

É um produto controlado desde a sua origem, que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente.

A maior parte deste pescado é capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa, exigindo menores consumos energéticos durante a captura e transporte terrestre que se traduzem numa poupança de emissões para o ambiente.

Por outro lado, o pescado da lota é um produto capturado a pensar no futuro, que adota as regras de rastreabilidade exigidas por lei. Respeita também a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas, preservando os stocks piscícolas.

O CCL permite também identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado. Desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.