Esta série de actividades iniciou-se dia 16 de Dezembro, na Casa da Juventude, em parceria com a Rotaract Club da Póvoa de Varzim e consistiu na angariação de alimentos e brinquedos a favor do Instituto Maria Paz Varzim, contando também com a animação da Banda Stress e DJ Nuno Kola.

No dia 17 de Dezembro, realizou-se um workshop de culinária de doces de natal tipicamente portugueses, entre as 10h30 e as 14h30, e, na tarde desse mesmo dia, uma mostra gastronómica e cultural dos imigrantes residentes na Póvoa de Varzim, nomeadamente da comunidade eslava e luso venezuelana, organizada pelo GAIE – Gabinete de Apoio ao I(E)migrante. Esta actividade foi uma oportunidade para contactar com novas culturas e de desfrutar do prazer de descobrir os seus doces e danças tradicionais. Aliás, esta mostra originou uma mesa multicultural, pois para além da doçaria tradicional natalícia das comunidades eslava e luso venezuelana os participantes do workshop acrescentaram, à mesa, os produtos tradicionais da época do nosso país confeccionados nessa manhã. Este intercâmbio cultural e gastronómico permitiu, não só conhecer outras culturas, como trouxe o prazer de dar conhecer a nossa própria cultura. Mas o Natal na Casa da Juventude contou ainda momentos de grande animação e aventura, com a realização de torneios de jogos como Counter Strike, os torneios em casa com os jogos Bayblade e Dia Digital, que inclui o PES 2012, o Wii e Simuladores.

N0s restantes dias a proposta era dos participantes, sendo então, dias de sugestão aberta, nos quais os jovens foram convidados a trazer jogos de casa ou a apresentarem sugestões para essas tardes de lazer. Propuseram, essencialmente, jogos de computador e jogos de grupo revelando um forte espírito de interacção.