As deliciosas receitas ensinadas pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto tinham como elementos comuns a cavala e o carapau. Afinal, a promoção do consumo destes dois peixes da costa portuguesa era o principal objetivo do evento.

Este evento enquadrou-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cuja etiqueta, com as cores da Bandeira Nacional, que permite identificar, junto do consumidor final, a lota onde o pescado foi transacionado e é garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, identificando ainda a arte de pesca utilizada. É um selo de informação ao consumidor, distinguindo um produto do mar e de confiança.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, fez questão de aprender as receitas e pôr a mão na massa, que é como quem diz, na cavala e no carapau. A autarca, juntamente com a equipa do Mercado Municipal e dos seus comerciantes, tem organizado um conjunto de eventos para que os clientes regressem àquele espaço e contribuam para o desenvolvimento da economia local. As aulas de culinária do passado sábado são mais um exemplo do investimento que o município tem efetuado para revitalizar o Mercado e torna-lo cada vez mais atrativo para todos mas, especialmente, para os mais jovens.

No que diz respeito às duas espécies em destaque no sábado, são das mais abundantes nas lotas do continente português, ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3. Ao valor nutricional destas espécies está também associado um valor comercial acessível, permitindo a elaboração de refeições ricas nutricionalmente e económicas.