Essencialmente direcionado para a esterilização de cães e gatos, de forma a minorar a superpopulação, os serviços deste Centro vão estar disponíveis apenas para famílias carenciadas (que terão de levar consigo a fatura da água como comprovativo) e sócios da associação. Para já, o Centro vai estar aberto às terças, quartas e quintas, das 14h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h00 às 14h00. Como explicou a Presidente d’A Cerca, Raquel Nobre, manter o espaço aberto mais tempo iria implicar muitas mais despesas que, por enquanto, a associação não conseguiria suportar.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi a grande parceira d’A Cerca na realização deste sonho, tal como explicou Raquel Nobre: “sem o apoio da autarquia nada disto seria possível. O objetivo é, paulatinamente, conseguirmos ter meios de subsistência sem necessitarmos de recorrer constantemente à Câmara ou dependermos das doações. Além disso, o importante é, também, combater a superpopulação de cães e gatos através das esterilizações”.

De facto, segundo a Sociedade Mundial Para a Proteção dos Animais, uma única cadela, com uma vida reprodutiva de seis anos, poderá dar origem a 6000 descendentes; uma gata, em apenas dois anos, poderá deixar 2000 descendentes. “N’A Cerca, a população de cães e de gatos cresce dia após dia. Este aumento resulta não só das ninhadas de animais que vivem nas ruas, mas sobretudo das ninhadas geradas por animais ao cuidado de alguém. Infelizmente, são ainda demasiadas as pessoas que não se importam que os seus animais se reproduzam ou que permitem que os seus animais não esterilizados saiam de casa sozinhos, dando assim azo a que estes se reproduzam com animais na rua e deem origem ainda a mais animais errantes”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, enalteceu, principalmente, o trabalho dos voluntários. Sem eles, o destino dos animais que a associação acolhe seria muito diferente. N’A Cerca não lhes faltam os cuidados básicos de alimentação e saúde. Mas só no seio de uma família é que vão poder ser realmente felizes. São poucos voluntários para dar carinho a tantos animais. Por isso, se está a pensar adicionar um cão ou um gato à sua família, considere a adoção em detrimento da compra.

Aires Pereira afirmou que este Centro pretende dar a oportunidade às famílias carenciadas que têm o sonho de ter um animal, que o possam fazer, uma vez que os preços praticados serão muito mais baixos do que em hospitais ou consultórios veterinários convencionais. A Póvoa de Varzim tem-se destacado nas políticas de bem-estar animal e, segundo o autarca, essas políticas serão para continuar.