Várias foram as iniciativas promovidas ao longo deste mês de agosto para os utentes dos Centros Ocupacionais de Aver-o-Mar e da Lapa, estruturas municipais que se destinam especialmente à população sénior, combatendo o isolamento, a exclusão social e que promovem o bem-estar das pessoas idosas do nosso concelho.
Uma das ações consiste em proporcionar aos utentes uma conversa com uma individualidade poveira ou com ligações à nossa cidade para que o possam conhecer melhor e saber mais sobre a sua experiência pessoal e/ ou profissional. “À descoberta de…” teve como convidado o Rancho Poveiro, representado por Jacinto Sá e Raquel Sá. Entre outras curiosidades, revelaram que o grupo foi fundado a 24 de junho de 1936 pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça, com a finalidade de manter vivos os trajes, danças e cantares típicos dos pescadores.
Outra das atividades deste mês foi “Navegar o Mar da Póvoa!”, que levou os utentes a desfrutarem da experiência de navegar no Barco Solar no interior do Porto da Póvoa de Varzim e de efetuarem uma viagem no Barco Salva-Vidas Patrão Cego do Maio desde o Porto da Póvoa de Varzim até Aver-o-Mar e regresso, contando com a colaboração do Clube Naval Povoense (disponibilização do Barco Solar) e da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim (colaboração do Salva-Vidas Patrão Cego do Maio) na operacionalização da atividade. Uma oportunidade para os utentes revisitarem as suas memórias individuais e coletivas e vivenciarem novas experiências.
Na área da saúde, e por proposta dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foram realizados Rastreios Cardiovasculares e dado aconselhamento geral por parte de membros certificados pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em regime de atendimento a todos os interessados que se deslocaram ao local. Deste modo, não só os utentes, mas a população em geral usufruiu de Rastreios Cardiovasculares e de sessões informativas sobre Cuidados a ter para uma Vida Saudável.
O Centro Ocupacional da Lapa assinalou o Dia Mundial da Fotografia, a 19 de agosto, com um Ateliê sobre o tema “A História da Fotografia”, tendo como orador o fotógrafo Rui Maio Sousa, e assim todos os participantes puderam adquirir novos conhecimentos e simultaneamente exercitar a sua Saúde Mental.
Já o Centro Ocupacional de Aver-o-Mar celebrou o Dia Mundial da Fotografia expondo diversas fotografias de atividades, nos espaços que compõem o Centro Ocupacional, desde a sua abertura, no ano de 2018. Desta forma, todos os utentes puderam recordar as circunstâncias vividas, as alegrias partilhadas, as histórias contadas e algumas situações inusitadas que ocorreram. O COA fez ainda questão de assinalar a padroeira da freguesia com uma sessão dedicada à vida e obra de Nossa Senhora das Neves. Foram enfatizados os antecedentes que espoletaram a Lenda do Milagre de 5 de agosto de 358, assim como as figuras históricas que fazem parte da mesma.
Através deste trabalho social de proximidade e em rede, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o Município da Póvoa de Varzim promove o envelhecimento ativo, com o apelo à memória dos mais idosos, reforçando o sentimento de pertença à comunidade local.