A visita surgiu no âmbito da política de proximidade que o edil tem vindo a implementar ao longo dos seus mandatos um pouco por todo o concelho.

O edil e o seu executivo foram recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, Paulo João Silva, na sede da junta, seguindo-se a visita a locais da Vila que foram alvo de investimentos recentes ou a decorrer.

Paulo João Silva aproveitou o momento para fazer um balanço da situação financeira da Junta de Freguesia, que se encontra numa situação de total equilíbrio, manifestou a sua preocupação com a circulação de trânsito pesado no centro da Vila e referiu-se às grandes obras a decorrer na freguesia, nomeadamente, ampliação da rede de águas residuais domésticas, campo de futebol do Limarinho e ciclovia.

Quanto ao campo de futebol e ciclovia transmitiu a satisfação que sente por parte da população relativamente à elevadíssima qualidade dos dois projetos.

Por outro lado, e reconhecendo a importância da obra de ampliação da rede de águas residuais, manifestou, no entanto, preocupação quanto ao estado dos pavimentos pós-obras.

De seguida, o executivo visitou alguns dos principais investimentos feitos na freguesia, como o cemitério, que foi alvo de ampliação, e a ciclovia, ainda em fase de execução. Esta empreitada consiste nos trabalhos de construção civil necessários para a transformação do antigo ramal ferroviário Póvoa de Varzim – Vila Nova de Famalicão, atualmente desativado, numa ciclovia com aproximadamente 18 km de extensão, passando pela freguesia de Rates.

Está também a decorrer a segunda fase da ampliação da rede de águas residuais domésticas. A empreitada consiste nos trabalhos de construção civil necessários para materializar a ampliação da rede de águas residuais domésticas da freguesia, que inclui, face à orografia existente, cinco estações elevatórias. Incluem-se também os trabalhos complementares relativos à execução de troços da rede pública de abastecimento de água, de modo a complementar as áreas cobertas pela rede de saneamento projetada ou à substituição de troços de condutas de águas que apresentam avarias regulares, e à requalificação um importante eixo viário da freguesia, através da reformulação integral dos pavimentos e das infraestruturas hidráulicas.

Já em fase de conclusão encontra-se o Campo de Futebol, alvo de obras de remodelação e ampliação – edifício de apoio e recinto de jogo. A empreitada deu continuidade à contenção periférica realizada na área afeta ao campo de futebol de Rates, e consistiu nos trabalhos de construção civil necessários para materializar o edifício de apoio à atividade desportiva e a ampliação do campo de futebol de 11, incluindo a pavimentação do arruamento de acesso.