A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Pelouro da Acção Social, organizou o seu programa de entretenimento para os mais novos com actividades de enriquecimento cultural, valorizando tradições e permitindo a descoberta de locais e monumentos de interesse público. Esta iniciativa esgotou todas as vagas disponíveis.

O primeiro dia, 19 de Dezembro, começou com a agitação normal das crianças em início de aventuras e descobertas, fazendo-se o acolhimento e integração de todos participantes, através de actividades de grupo. Depois realizaram-se dois ateliers de criatividade, “ A hora do Conto”, para crianças dos 6 aos 9 anos, e “Um Conto e Teatro de Sombra”, para crianças dos 10 aos 13 anos, onde se evidenciaram as tradições natalícias poveiras. Na terça-feira, 20 de Dezembro, visitaram o Museu da Chapelaria, na fábrica FEPSA, em S. João da Madeira. Na quarta-feira, 21, o programa incluiu uma visita às Oficinas do Metro do Porto durante a manhã, e, pela tarde, uma visita a uma sala de cinema. No último dia da Colónia de Férias de Natal 2011, 22 de Dezembro, quinta-feira, os participantes cantaram e encantaram, pela manhã, com as Janeiras nos lares de Rates e Terroso finalizando a apresentação no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Esta apresentação contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, José Macedo Vieira. A mensagem de boas festas interpretada pelas crianças respeitou o princípio das colónias de férias em revisitar as tradições poveiras, viajando pelo cancioneiro tradicional. A finalizar, o Senhor Presidente da Câmara Municipal faria a entrega dos diplomas a todos os participantes ao mesmo temp0 que oferecia uma lembrança de chocolate, aproveitando para desejar as boas festas e dar os parabéns a todos os intervenientes e participantes desta iniciativa.

A seguir à sessão de boas festas na Câmara Municipal, e já depois de almoço, a Colónia de Férias faria o seu encerramento no Coliseu do Porto para assistir ao espectáculo de circo.