No entanto, para cerca de quatro dezenas de pessoas, foi o cenário perfeito para o pontapé de saída da Semana do Ambiente, que começou com a EcoCaminhada, um passeio entre as praias de Quião e Aguçadoura, que se prolongou ao longo de toda a manhã.  

São perto de cinco os quilómetros que separam estas duas praias, uma extensão mais do que suficiente para avistar diferentes espécies de aves, observar a diversidade de flora dunar e identificar as diversas formas de vida que habitam as formações rochosas. Afinal, foi este o objectivo da EcoCaminhada, proporcionar o contacto com a fauna e flora que habitam as nossas praias de forma a consciencializar as pessoas para a importância de respeitar e proteger este ecossistema já de si muito frágil.

José Flores, Arqueólogo Municipal, foi o guia desta actividade, ajudando os participantes a identificar as diversas espécies de aves marinhas que frequentam a nossa costa nesta altura do ano, as conchas ou as algas (que ainda hoje têm utilidade na indústria farmacêutica e cosmética). Na caminhada, foram também discutidos assuntos como os efeitos da erosão, a alteração da linha de costa e até as alterações geológicas. Ao tema da poluição não foi possível escapar mas, no entanto, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma das actividades mais antigas da Póvoa de Varzim, a recolha do sargaço que, amontoado ao longo da praia e pronto a ser utilizado como “adubo” nos campos agrícolas, mostra o peso que o litoral tem ainda para a economia da comunidade poveira e que vai muito além da pesca do peixe.   

No final, os participantes procederam à limpeza do areal, em conjunto com o grupo de voluntários da Lipor “A Semente”, tendo recolhido resíduos suficientes para encher 35 sacos de lixo… 

A Semana do Ambiente termina a 5 de Junho, data que coincide com a celebração, um pouco por todo o mundo, do Dia Mundial do Ambiente. Para os próximos dias, o programa oferece palestras sobre a dinâmica litoral (no dia 4, às 14h30, no Diana Bar, para o público em geral), actividades para o público escolar, como o Ateliê de Sons ou o lançamento do Triopolis e ainda o Ateliê do Ambiente, um espaço de reutilização e reciclagem de materiais aberto à participação de todos.

Fique a conhecer o programa de actividades no portal municipal e associa-se à Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente.