Na reunião foram emitidos pareceres favoráveis sobre a criação de uma Escola Profissional na Póvoa de Varzim e sobre o Plano de Transportes Escolares para vigorar no ano letivo 2022/2023. Foi, ainda, aprovada a constituição de um Grupo de Trabalho para Acompanhamento do processo de Revisão da Carta Educativa, e reforçado o espírito de colaboração entre autarquia e Agrupamentos de Escolas do concelho durante todo o processo de transferência imposta de competências no domínio da Educação da Administração Central para o Município da Póvoa de Varzim.

Recorde-se que, como havia sido prometido da parte do Município da Póvoa de Varzim, tudo tem sido feito no sentido de ultrapassar as dificuldades colocadas e garantir que não haverá qualquer tipo de perturbação no inicio deste ano letivo.

A educação é uma prioridade para o Município e está no centro das preocupações do mesmo, facto comprovado no Plano Estratégico 2020-2030 e no investimento autárquico no ensino, nomeadamente nos equipamentos escolares cujo investimento já ultrapassa a verba de 14 milhões de euros no concelho. Face à última década, o nosso concelho apresenta uma baixa taxa de abandono escolar (0,42% abaixo da média nacional), uma diminuição do nível global de iliteracia (menos 28% de pessoas sem escolaridade mínima), uma subida de 23% do número de licenciados e um crescimento de 31% no ensino secundário.