Às 21h45, será exibido, no Auditório Municipal, o documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes.

Vão estar presentes na sessão o realizador, Miguel Gonçalves Mendes, a mulher de José Saramago, Pilar del Rio, e um representante da Fundação Saramago, Sérgio Machado Letria.

Sinopse:

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado de outra maneira”.

Os filmes apresentados no âmbito do Correntes d’Escritas são organizadas pelo Cineclube Octopus que, de resto, tem como actividade regular a exibição de cinema de qualidade na Póvoa de Varzim.