Elaborado a partir da poesia de Ana Luísa Amaral, que em 2007 venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa com A Génese do Amor, o espectáculo é trazido a cena pela Assédio  – Associação de Ideias Obscuras, pela mão do Varazim Teatro, parceiro da organização do Correntes d’Escritas e responsável pela Temporada Teatral no concelho.

“O Olhar Diagonal das Coisas” resulta da selecção e conjugação de vários textos de Ana Luísa Amaral “mas que não fazem um enredo”, como explica Rosa Martelo, responsável pelo apoio dramatúrgico do espectáculo. Ver e ser visto são os dois sentidos que orientaram a selecção de poemas. Rosa Martelo explica: “Na poesia de Ana Luísa Amaral, a noite é muitas vezes um tempo aberto a múltiplas visitações – memórias, imagens, fantasias, entre a verdade e a imaginação. E ‘o tal olhar diagonal das coisas’, de que nos fala um poema, reúne estes dois sentidos – o de ver e o de ser visto –, sugerindo a nossa relação com as coisas na dupla condição de interiorização e ausência com que nos chegam e nos interpelam. Podemos então pensar nesta poesia como uma arte de transmutação, uma magia absoluta que mostrasse sobre o papel o sem fim da possibilidade, no que se inclui também a falha, a falta – e a busca.”

Com direcção de Nuno Carinhas, “O Olhar Diagonal das Coisas” conta com a interpretação de João Cardoso, Micaela Cardoso, Pedro Frias e Rosa Quiroga. A entrada é gratuita.

Para amanhã, 10 de Fevereiro, e também a partir das 22h00 no Novotel Vermar, está marcado o lançamento de livros e uma sessão de poesia.

Mantenha-se a par do evento no portal municipal.