Póvoa de Varzim, 05.01.2009 - Depois da sempre tocante cerimónia de lançamento das flores brancas ao mar, que decorreu no dia 1 de Janeiro, o Encontro pela Paz prossegue com o encerramento, no dia 17 , da exposição "Unidos pela Paz", às 21h30, no Diana Bar.
Na mesma altura, serão também entregues os diplomas e certificados de participação a todos quantos colaboraram na iniciativa e será projectado o filme com a resenha dos melhores momentos do Encontro. Nesta festa final actuam também os Pequenos Cantores de Amorim.
Dia 31, também no Diana Bar, às 21h30, tem lugar o lançamento do livro comemorativo dos dez anos do Encontro e é inaugurada a exposição de fotografia “10 Anos Unidos pela Paz”.
E com esta iniciativa chega ao fim o Encontro pela Paz 2008/2009, que começou no dia 11 de Dezembro e que contou com um programa cheio de actividades, como a exposição “Unidos pela Paz, que reuniu mais de duas dezenas de trabalhos, realizados por crianças entre os três e os seis anos, do Centro Social da Paróquia de Beiriz, Centro Social e Paroquial de Terroso, Jardim Escola “O Ribeiro”, Agrupamento de Aver-o-Mar, Agrupamento de Aver-o-Mar, Obra de Santa Zita, Instituto Maria Paz Varzim, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Monsenhor Pires Quesado, Escola EB 1 Nova, ATL – Monsenhor Pires Quesado, Creche do Jardim de Infância “Joaninhas”, Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves – EB 1 Desterro, Centro Social de Bem Estar de S. Pedro de Rates , Escola EB 1 Cadilhe – Amorim e MAPADI. Participaram também estabelecimentos de ensino com alunos de mais idade, como a Escola Secundária Eça de Queirós, a Escola EB 2/3 Cego do Maio, Escola EB 2/3 Cego do Maio, EB1/JI Agro Velho (Turmas do 1º Ciclo) e EB1 Teso ( Estela), numa clara demonstração do espírito universal desta exposição, onde se incentiva a participação de todos.
A festa do dia 14 de Dezembro, no Pavilhão Municipal, fez-se com um concerto de Pedro Khima, coreografias da Academia Gimnoarte e a participação de Arun Ghandi. O neto de Mahatma Ghandi e fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência, foi ainda o orador do seminário “Será a Paz uma ilusão?”, que se realizou no dia 17 de Dezembro.