“Esta foi uma excelente forma de apresentar oficialmente ao público e aos atletas as instalações da Varzim Lazer, depois das obras de recuperação”, afirmou Aires Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do Pelouro do Desporto, no final desta V edição. Em tempos de crise financeira, o município vai ao encontro de um dos seus objectivos na área desportiva, seleccionar de forma criteriosa os eventos que mais dignifiquem e realcem o concelho, “investindo e não gastando”, distingue o autarca. E o retorno é notório. Durante dois dias de Fevereiro, perto de quatro centenas de atletas, equipas técnicas e familiares hospedam-se na Póvoa de Varzim e frequentam os restaurantes locais. Devido às excelentes condições das Piscinas e da conhecida forma de bem-receber os turistas, “várias equipas decidiram estagiar aqui na Póvoa de Varzim, o que muito nos beneficia”.

“Estamos perante um equipamento com condições para acolher um Campeonato da Europa”. A afirmação foi feita no final do primeiro dia do V Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim por Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP). “Depois das obras de que as Piscinas Municipais foram alvo, os atletas ganharam mais espaço e os nadadores de alto gabarito ficam muito satisfeitos por competir aqui”, continuou.

Dez novos recordes do Meeting e dois máximos nacionais juvenis femininos é o saldo do V Meeting Internacional da Póvoa de Varzim com a vitória colectiva a pertencer, pelo segundo ano consecutivo, à equipa italiana da Lombardia, ao somar 1049 pontos, à frente da selecção de Israel com 1003,5 pontos. O FC Porto/Dolce Vita foi a melhor equipa portuguesa ao garantir o terceiro lugar com 700 pontos.

Yakov Toumarkin (Israel), com 790 pontos nos 100 costas (56.17), e Mercedes Minguet (Santa Olaya), com 868 pontos nos 50 costas (28.36), foram os nadadores com melhor performance na competição. Entre os portugueses, Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), já com mínimos para os Mundiais de Xangai, foi a atleta que mais se destacou ao contabilizar três vitórias (50, 100 e 200 mariposa).

Mercedes Minguet

Entre os 370 nadadores que passaram pela Póvoa de Varzim durante este fim-de-semana, deixamos as histórias de dois atletas cuja juventude foi dedicada inteiramente à Natação. São, certamente, exemplos como os de Pedro Silva e Adriano Niz, que motivam o município a continuar a investir no desporto, quer organizando (Plano de Promoção do Atletismo e Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa), quer apoiando (Campeonato Inter-Freguesias, Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol).

Aqui poderá consultar todos os resultados oficiais da prova.

O regresso depois de uma promessa

Pedro Silva, de 34 anos, começou a sua carreira desportiva, ainda criança, no extinto Grupo Desportivo Sopete (GDS). Foi entre treinos, competições e colegas de equipa que cresceu, sempre com o apoio e presença dos pais em todos os momentos. Depois de vários anos dedicados à modalidade, o impasse. A licenciatura em Arquitectura tardava em ser concluída e o poveiro optou por se afastar da Natação para alicerçar o seu futuro profissional numa área completamente diferente. Após três anos sem praticar qualquer modalidade, Pedro Silva voltou a competir, formando a secção de Pólo Aquático do Clube Naval Povoense com alguns dos seus antigos colegas de equipa do GDS, também eles com o “vício” do desporto e da água, tendo sido o guarda-redes do grupo durante quatro anos.

Pedro Silva

Mas, uma promessa fê-lo regressar à Natação. Antes de falecer, “Mira”, mãe de Pedro, fez o atleta prometer que ia voltar a nadar. Cumprindo esse desejo, o nadador tornou a dedicar o seu tempo à modalidade e conseguiu mesmo tornar-se Campeão do Mundo Masters, em 2008, na Austrália. Prova da sua paixão pelo desporto e do seu empenho em representar, além do seu clube, a sua cidade é o esforço financeiro inerente às suas participações em competições, cujas despesas com deslocações, estadias e alimentação são custeadas, quase integralmente, por si próprio.

Neste V Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim foi o atleta mais velho a competir, tendo contribuído para a sua equipa alcançar o 4º lugar nos 4 x 100 metros livres.

Aníbal Cabral Pires, presidente da ANNP, considera o atleta “um exemplo de perseverança para os jovens nadadores”.

Em busca dos Mundiais de Xangai

Ser campeão exige compromisso, dedicação e esforço. Adriano Niz, nadador poveiro, representa a vontade de fazer sempre mais e melhor, renunciando, para isso, a uma adolescência comum para enfrentar treinos diários e rotinas de vida saudáveis. Nascido na Póvoa em 1986, Adriano Niz começou a praticar natação com sete anos de idade por indicação médica.

Adriano Niz

O seu empenho ao longo dos anos tem compensado e, neste momento, Adriano está já a treinar para alcançar os tempos mínimos que o levarão a Xangai, ao Campeonato do Mundo, em Julho. No entanto, nesta edição do Meeting, Niz não conseguiu subir ao pódio, tendo ficado em 4º, 5º, 9º e 10º lugar nas provas em que participou. “Apesar de ter dado o meu melhor, não foi o suficiente para trazer uma medalha, o meu grande objectivo. Gostaria muito de ter dado essa alegria aos poveiros, mas para o ano cá estarei para tentar mais uma vez”, confessou o nadador.

A grande batalha será enfrentada em Abril, no primeiro fim-de-semana, durante os Campeonatos Nacionais, altura em que o nadador tentará fazer os tempos exigidos.

Adriano Niz representa, actualmente, o Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão.