Numa organização conjunta da Câmara Municipal e Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), a prova poveira, integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), conta com a participação de 370 atletas em representação de 45 clubes portugueses, da selecção da Lombardia (Itália), de Israel, de Indiana University (Estados Unidos da América) e do Club Natation Santa Olaya (Espanha).

Entre os portugueses presentes no Meeting da Póvoa de Varzim, Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), única atleta nacional com mínimos para os Mundiais e recordista de todas as distâncias de mariposa, é uma das cabeças-de-cartaz do evento.

No sector feminino, outros nomes se destacam, como Marta Marinho (FC Porto/Dolce Vita), recordista dos 50 e 100 metros costas, Ana Rodrigues (Associação Estamos Juntos), medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, Nádia Vieira (Gesloures), recordista dos 200 e 400 metros estilos, ou Joana Carvalho (FC Porto/Dolce Vita), recordista dos 50 metros bruços.

No sector masculino, as atenções concentram-se no poveiro Adriano Niz, esta época a representar o Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão. Fábio Pereira, do Clube Fluvial Vilacondense, Paulo Santos e João Carvalho, do FC Porto/Dolce Vita, Jorge Maia e Luís Vaz, do Famalicão, César Faria, do Bairro dos Anjos/Mr Pizza, Nuno Quintanilha, do Colégio Vasco da Gama, ou Alexis Santos e Gustavo Santa, do Sporting, são outros nomes fortes presentes nesta edição.

No que respeita aos estrangeiros, da Universidade de Indiana vem o norte-americano Aaron Opell, que participou nos Trials (provas de seleção) para os Jogos Olímpicos de 2008 e Campeonatos do Mundo de 2009, e o ucraniano Kyrylo Fesenko, especialista em livres e estilos.

A equipa italiana da Lombardia, que venceu colectivamente a edição anterior, apresentar-se-á de novo como favorita ao triunfo por equipas, tendo em Rudy Goldin uma das suas principais referências. Também candidata à vitória será a seleção de Israel, vencedora em 2008 e 2009 e segunda classificada em 2010.

De Espanha, do Club Natation Santa Olaya, estão assegurados dois nadadores de grande nível: Os recordistas Mercedes Minguet, medalha de bronze nos Mundiais do Dubai e nos Europeus de Budapeste na prova de 50 metros costas, e Marco Miranda, que participou nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

No sábado, as eliminatórias iniciam-se 09h00 e as finais às 16h30, enquanto no domingo as eliminatórias estão agendadas para 09h00 e as finais às 16h00.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim é a primeira prova em piscina de 50 metros no calendário português de 2011.