Organizado pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, o evento contou com a atribuição da Medalha de Mérito de Argivai a Vítor Cardoso, apresentação do livro Argivai – Viagem pela sua história, de Sofia Teixeira e ainda momentos musicais e de poesia com a atuação do Grupo Coral de Argivai Gaudium Fidei, declamação de poemas por Aurelino Costa e guitarra por Domingos Mateus. Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal, abordou um pouco da história de Argivai, cuja origem remonta a 953.

Natural de Argivai, Vítor Cardoso, de 42 anos, é Professor e cientista do Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e investiga os buracos negros e as ondas gravitacionais. Durante oito anos, até 2015, participou no observatório LIGO, nos EUA, que veio a detetar as primeiras ondas gravitacionais. Agora está ligado à Laser Interferometer Space Antenna (LISA), um observatório aprovada pela Agência Espacial Europeia em 2017 e que vai para o espaço por volta de 2030, e é o representante nacional neste consórcio.

O homenageado ficou surpreendido com a distinção e explicou, de um modo simples, que tenta perceber a gravidade e como as coisas funcionam, sendo que “o objetivo final é libertar-me da gravidade”, acrescentando que “este caminho de elevação de sair das garras da gravidade e tentar perceber a ciência não é um trajeto que se faça sozinho. A minha tentativa de elevação começa com os meus pais e com o ambiente que me rodeia. Nós somos onde nascemos também”, transmitiu.

Outra argivaiense que marcou este aniversário da freguesia foi Sofia Teixeira que escreveu uma monografia sobre Argivai: “para mim, foi mesmo uma viagem ao meu passado”. Além da história, que resultou de um trabalho de pesquisa, a autora recolheu testemunhos de pessoas da terra o que foi para ela “absolutamente marcante e emocionante”.

Em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Vereadora Andrea Silva transmitiu que “Argivai foi o berço da Póvoa de Varzim e no nosso berço sentimo-nos sempre aconchegados, acolhidos e, portanto, é fantástico entrarmos na freguesia de Argivai e, além de nos sentirmos acolhidos e aconchegados, olhamos para as placas identificativas que dizem «terra milenar». Só isso já nos enche de orgulho e deixa com a alma grande. Argivai pode não ser muito extensa mas é única, como são todas as freguesias do nosso concelho”.

A autarca terminou desejando que “este dia de festa permita também conhecermos tudo o que ficou para trás, que seja um ponto de partida para os mais jovens continuarem a ter orgulho em serem argivaienses e darem a conhecer ao mundo como fez o nosso homenageado porque Argivai tem, de facto, pessoas muito especiais”.

Ricardo Silva, Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, referiu que “hoje, em Argivai, temos tudo: um maravilhoso monumento histórico restaurado, uma história milenar, gente da ciência ao mais alto nível internacional e temos a arte que transcende em muito as palavras do poeta da terra”. E referindo-se ao movimento “Nós pela Capela” acrescentou que Argivai tem “gente determinada e gente de garra que tem trabalhado e lutado”.

Augusto Moreira, da Junta de Argivai, transmitiu que “hoje, Argivai está em festa. Mas não é só um aniversário. Argivai, hoje, faz três em um: aniversário da freguesia, orgulho em homenagear o Professor Vítor Cardoso e também um grande orgulho a Doutora Sofia Teixeira, pela sua persistência, por não ter desistido do seu sonho que é o sonho dos argivaienses”.

Os responsáveis autárquicos reconheceram o relevante papel do Padre Avelino na recuperação da Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso bem como a disponibilidade para acolher o Dia de Argivai.