O projeto de 2012, com o patrocínio significativo do programa Europeu Juventude para Europa, Ação 1, Intercâmbios de Juventude, e com o apoio das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim (Portugal), Montgeron (França), Zabbar (Malta), cidades parceiras no projeto, de Óbidos e da Junta de Freguesia de Olho Marinho, decorreu sob a égide do Ano Europeu para o Envelhecimento ativo e da Solidariedade entre Gerações, intitulado Diálogo entre Gerações + Sabedoria.

Depois de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, jogos, dinâmicas de grupo, reuniões, saídas culturais e oficinas, o grupo multinacional estava em condições de apresentar as suas conclusões nas três áreas fundamentais em que o diálogo entre gerações se estabeleceu, o Desporto, o Turismo e a Gastronomia.

Tal como proposto inicialmente, os jovens participantes, entre os 13 e os 18 anos, em conjunto com os utentes dos centros sociais de Óbidos e Olho Marinho, entre os 67 e os 90 anos, propunham-se enfrentar, em conjunto, o desafio do conhecimento, estabelecer uma relação de partilha e amizade, viver uma experiência de vida e assim aconteceu. Realizadas as várias sessões, ultrapassadas as barreiras físicas, do conhecimento e da experiência, formou-se um bloco uno entre jovens e seniores, com vantagem para ambas as faixas etárias. Para uns, mais sabedoria, para outros, uma experiência feliz e o reforço da atividade ao longo da vida.

ei

À hora marcada, às 18h00 de terça-feira, 24 de Julho, todos preparados para a presentação final dos trabalhos, desta feita com a presença dos representantes dos municípios envolvidos: a Dra. Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dra. Sílvia Saramago, em representação da Câmara Municipal de Óbidos, Ana Calleja, em representação da Câmara Municipal de Zabbar, Alice Bouvarel, pela Câmara de Montgeron e Hélder Mesquita, Presidente da Junta de Freguesia da Olho Marinho.

A sessão principiou com as intervenções oficiais da Câmara Municipal da Óbidos, aproveitando Sílvia Saramago para agradecer a presença de todos, o envolvimento dos jovens e dos animadores, o distinto apoio do Programa Europeu, Juventude para a Europa, à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, pela escolha da Vila de Óbidos como lugar central de realização do encontro, destacando ainda o papel fundamental e muito relevante de Francisco Casanova e Manuela Ribeiro pela excelente e significativa organização do encontro internacional.

“Para Óbidos, a aposta na juventude é determinante, pelo que, o acolhimento de um encontro com esta dimensão que, para além da juventude, envolve a população mais velha, foi para nós muito importante e um exemplo a seguir”. “Obrigado aos organizadores e a todos pelo seu empenho e por dignificarem deste modo a cidadania europeia”, afirmaria a Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

Logo a seguir, o Presidente da Junta de Freguesia de Olho Marinho, aproveitaria para se congratular com esta iniciativa, que veio trazer um movimento e uma alegria especial à freguesia aos utentes do Centro Social de Olho Marinho. “A partir das opiniões que pude recolher junto dos utentes do centro, que os conheço bem, a experiência foi muito boa para eles, única na sua vida”. “Espero que voltem um dia, que visitem Olho Marinho, obrigado”.

Logo a seguir, tanto a representante de Zabbar, Ana Calleja, como a representante de Montgeron, Alice Bouvarel, sublinhariam a importância do projeto para afirmação de uma cidadania europeia mais sólida e de uma juventude mais consciente do seu papel na sociedade. Aproveitariam ainda para agradecer ao programa Juventude para a Europa por acreditarem e apoiarem o encontro internacional.

Finalmente, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, sublinharia o objetivo fundamental do projeto, a promoção do diálogo entre as gerações e a valorização do envelhecimento ativo, como um caminho adequado para a construção de uma sociedade sensata e sustentável. Adiantaria, que a Póvoa de Varzim tem seguido um caminho digno de referência ao nível dos intercâmbios internacionais de juventude, trabalhando, em conjunto com as cidades geminadas, por uma juventude mais robusta em valores e competências sociais fundamentais. “Gostaria de salientar o apoio da Comunidade Europeia, através do Programa Juventude para a Europa, Ação 1, da Câmara Municipal de Óbidos e da Junta de Freguesia de Olho Marinho, por terem contribuído para a realização das Oficinas temáticas, e saudar a equipa organizadora da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, pelo excelente trabalho realizado”, afirmou a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A sessão prosseguiria com a apresentação das conclusões das oficinas de Desporto, Turismo e Gastronomia. Sucedendo-se no palco do auditório do Campo Aventura, os grupos puderam descrever, recorrendo às tecnologias de informação e a pequenas ações performativas, a sua experiência, as conquitas, num trabalho dominado pela informação e pela emoção. No Desporto, perceberam a importância da vida ativa com o desporto, da coordenação de movimentos e da necessidade em investir numa vida saudável. No turismo, reconheceram o valor das memórias guardadas pelas pessoas que, de resto, trazem aos lugares a vida e o interesse em serem visitados. É esse património guardado e valorizado pelas pessoas que torna os lugares ricos e mais dignos. Já na gastronomia, o grupo relatava a importância de aprender com os mais velhos os segredos da cozinha, como confecionar e respeitar os alimentos. Através do Pão com Chouriço, tão celebrado pelas bandas do oeste, e das Filhoses, monumento nacional da doçaria, os participantes puderam viajar pela gastronomia e pela cultura portuguesa, conhecendo os alimentos, as quantidades, o modo de usar, e perceber que cozinhar é também uma festa para o ser humano, pois, na maioria das vezes, enquanto cozinha celebra, tal como aconteceu desta vez com interpretação de tantas canções populares como “Oh Rosa arredonda a saia…”, “Oh Rama oh que linda rama…”, em conjunto com os mais velhos.

A sessão saldar-se-ia, por isso, por um verdadeiro turbilhão de emoções e vivências singulares, tal como aqui fica expresso por alguns dos participantes: “neste intercâmbio aprendi mais a falar com as outras pessoas” (Carlos, 14 anos); “aprendi várias coisas, uma delas, a de que podia falar com pessoas de línguas diferentes” (Paula, 14 anos); “aprendi coisas muito importantes para toda a minha vida, a falar com pessoas de língua diferente e a respeitar as diferenças culturais” (Mariana, 15 anos); “adorei viver culturas diferentes” (Alice, 15 anos); “aprendi a conviver melhor com as pessoas da minha idade, aprendi que as pessoas mais velhas podem ensinar e ajudar-nos, porque já viveram as mesmas situações que nós” (João, 16 anos); “aprendi a interagir com outras culturas, realidades diferentes enriquecendo a minha personalidade. Pela primeira vez, apercebi-me que mesmo não falando a mesma língua as pessoas podem comunicar e estabelecer laços umas com as outras” (Rui, 18 anos); “abertura a novas ideias, culturas e estilos de vida. Cresci. Aprendi a gerir o meu dinheiro, roupa e compromissos (…) o tema proposto, diálogo entre gerações, alertou-me para a importância dos mais velhos na sociedade, a sabedoria que podem transmitir e o afeto que podemos trocar” (Odete, 18 anos).   

A jornada terminaria com um churrasco e uma festa entre todos os participantes.

Já só falta mais umas horas para tudo terminar. Antes disso, haverá tempo para a última reunião geral, as avaliações e o registo de todos os comentários, no Message Book, sobre o encontro de 2012. Depois, um torneio de Futebol, Voleibol e Badminton, 3×3 Play and Go, que levará até à Farewell Party. Por fim, as despedidas, os abraços, as trocas de contactos e a promessa, eventual, de até para o ano na Alemanha. Boa Viagem!

Para mais informações consulte o sítio eletrónico www.iyscpt.com.