Tratando-se de um projeto totalmente financiado pelo Fundo Ambiental, na sequência da aprovação de uma candidatura por parte da autarquia, foi possível também iniciar um processo de aquisição de 125 bicicletas, capacetes e coletes, que serão entregues às escolas.

O arranque das sessões de sensibilização para a temática da circulação segura contou com o apoio da Polícia Municipal, que acompanhou, nos dias 3, 5 e 6 de maio, as sessões nas escolas EB1/JI do Teso, EB1 do Desterro, e EB1 de Cadilhe. Também as escolas EB1/JI do Século, EB1 de Rates e EB1 Fontaínhas vão acolher estas ações no próximo dia 11 de maio.

Estes workshops escolares prolongar-se-ão até ao final do ano letivo e contarão com a parceria de escolas de ciclismo do concelho, que com o seu contributo poderão enriquecer ainda mais esta experiência e despertar um maior interesse na modalidade. A adesão e interesse por parte dos alunos tem sido notável, verificando-se um esforço conjunto entre pais e professores na colaboração com o Município da Póvoa de Varzim em prol da implementação deste projeto. O objetivo deste projeto é o de aproveitar o efeito multiplicador que as nossas crianças têm no seio da comunidade em termos de assimilação e transformação de comportamentos mais seguros e saudáveis, fomentando junto dos mais novos a formação cívica e a importância de levarmos para o meio urbano aquilo que aprendemos na escola.