Após o estudo sociodemográfico realizado durante os meses de novembro e dezembro de 2024 nos agrupamentos habitacionais do concelho, que envolveu cerca de 300 pessoas, a primeira ação deste projeto teve lugar na Casa da Juventude, no dia 10 de janeiro, através da realização da oficina “Trabalhar com as flores – como fazer arranjos florais” com residentes do Agrupamento Habitacional Alberto Sampaio.

Através desta ação integrada nas atividades de animação comunitária e de criação cultural, artística e artesanal, os participantes tiveram a oportunidade de recordar e aprender novas técnicas, ficar a conhecer os segredos da manutenção das flores em espaços fechados, como as nossas habitações, e de dar asas à sua criatividade, criando bonitos arranjos florais.

O projeto “É Bom Viver no Bairro” tem como objetivo oferecer à população residente nos seis agrupamentos habitacionais – Alberto Sampaio, Incons, Urbanização das Cardosas, Soares da Costa, Silveira Campos, Loteamento Sousa e Bairro Nova Sintra – um conjunto de ações e atividades de animação comunitária e de criação cultural, artística e artesanal, bem como ações de promoção de educação para a saúde e ações de educação para a cidadania. Todas estas atividades são gratuitas.

O “É Bom Viver no Bairro”, financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e Operação integrante do Plano de Ação das Operações Integradas nos Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, vai continuar com estas e outras ações, sempre gratuitas, nos agrupamentos habitacionais mencionados. Mais informações através do e-mail ebomvivernobairro@cm-pvarzim.pt.