Duas dezenas de pessoas inscreveram-se no programa organizado Junta de Freguesia, uma iniciativa integrada no projecto “Moinhos Abertos”, da Rede Portuguesa de Moinhos, com a colaboração da Sociedade Internacional do Molinologia.

À hora combinada, os participantes encontraram-se na Azenha do Pego, onde se pôde observar o seu funcionamento, o trabalho do moleiro e verificar os diferentes tipos de moagem. Seguiu-se uma caminhada pela Fonte da Granja até ao Moinho de Vento com uma passagem por uma azenha familiar, onde os muitos elementos da família e empregados justificavam a existência da estrutura. Uma vez conhecido o Moinho de Vento, os participantes seguiram para a casa do trabalhador rural, onde puderam provar broa, bolo de chouriço e caldo verde.

Armindo Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, explicou que “esta visita foi orientada para os responsáveis escolares, no sentido de despertar interesse educativo pelo Ecomuseu”, inaugurado a 21 de Abril de 2007, já que “este está estruturado à volta dos moinhos”.