José Macedo Vieira e Mário Almeida estiveram presentes na Sessão de Abertura, juntamente com Luís Cunha, Director do Centro Distrital de Segurança Social do Porto. Depois disso, três painéis dedicado ao tema “Envelhecimento…” foram realizados. O primeiro, moderado pela vereadora da Acção Social da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, abordou a temática “Envelhecimento – Diferentes abordagens”. Neste painel participaram Fátima Carvalho, Directora do Núcleo de Promoção da Autonomia no Centro Distrital de Segurança Social do Porto; Constança Paúl, Directora da Unidade de Investigação e Formação em Adultos e Idosos; e José Pinto da Costa, Professor Catedrático Jubilado no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.

No painel “Envelhecimento – Diferentes problemáticas”, as opiniões foram de José Ferreira Alves, Representante em Portugal da Rede Internacional de Prevenção de Maus-Tratos às Pessoas Idosas; Daniel Serrão, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina do Porto; Ana Quinta Gomes, da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade de Aveiro; e A. Pacheco Palha, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina do Porto.

Finalmente, o terceiro painel, “Envelhecimento – Diferentes Respostas”, foi composto por Ana Gomes, Directora da Unidade de Promoção da Autonomia no Instituto da Segurança Social, I.P.; Maria do Carmo Ferreira, Coordenadora da Equipa de Coordenação Regional do Norte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; e Esmeraldina Veloso, do Instituto da Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

A Sessão de Encerramento esteve a cargo de Andrea Silva e Elisa Ferraz, vereadora do Pelouro da Acção Social de Vila do Conde. Ambas enfatizaram o facto das duas autarquias colaborarem neste projecto e concordaram que estas Jornadas foram de grande relevância para todos os que assistiram. Andrea Silva sublinhou que uma das ideias mais importantes a reter é que “o que fizermos hoje vai preparar-nos para o futuro”.