Na sua intervenção, Luís Diamantino transmitiu que o Município não podia ficar indiferente a este projeto e contribuiu financiando o piso da sala, agradecendo às empresas que também colaboraram. Deu ainda os parabéns ao Diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, por mais esta iniciativa.

O Vice-Presidente notou que “esta escola é uma escola sem-fronteiras, que conta com alunos oriundos de 24 países”. Luís Diamantino revelou que já existem Salas de Snoezelen na Escola Cego do Maio e no Mapadi e haverá, futuramente, no Centro Ocupacional da Estela.

O Diretor do Agrupamento lembrou que este é um projeto antigo que foi sendo adiado e, finalmente, concretizado graças a colaborações diversas, das quais destaca as empresas Quantal e CCR. Carlos Sá anunciou que o agrupamento quer abrir o espaço à comunidade, nomeadamente aos idosos e deixa o desafio a que este projeto seja replicado.

A sala de Snoezelen é uma sala multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. É um espaço que proporciona conforto e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas. O ambiente que a sala proporciona é seguro, promovendo o autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos.