Juntamente com a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Luísa Gomes, e a Presidente da Associação de Pais da Escola Nova, Mónica Pinto, Luís Diamantino descerrou a placa comemorativa.

No seu discurso, O Vice-Presidente fez questão de lembrar que, há 20 anos, esta escola do 1º ciclo tinha pouca procura e lugares por preencher, mas “aconteceu o verdadeiro milagre: um trabalho consistente da associação de pais”.

Por isso, atualmente, “temos uma Escola Nova da qual todos nos orgulhamos” e, para tal foi determinante o papel exemplar que a associação de pais vem desenvolvendo ao longo dos anos. Além disso, reconheceu o desempenho dos professores que se uniram à associação de pais e dos funcionários, destacando que “todos juntos valemos muito mais” e a Câmara Municipal está sempre disponível para colaborar.

Recorde-se, que a Câmara Municipal fez um investimento de mais de meio milhão de euros na tão necessária ampliação da Escola Nova, desde o final de 2019 até ao início deste ano. A sala polivalente de apoio à componente letiva teve um custo total de 332.403,86€, os pavimentos exteriores de 20.659,19€ e a reabilitação da sala polivalente após o incidente de novembro de 2021, custou à autarquia 201.436,57€. Esta empreitada insere-se numa aposta abrangente da Câmara Municipal, que conta já com um investimento total de mais de 17 milhões de euros na melhoria das condições das escolas do concelho.

A concluir a manhã de festa, houve declamação de poesia e momentos protagonizados pelos alunos, incluindo a atuação do Coro Infantil da Escola Nova ‘A Nova a Cantar’.