Para os mais novos, o Natal é tempo, também, de ansiar pelos presentes. Mas se algumas crianças têm como certa a chegada do Pai Natal, muitas outras há que as dificuldades socioeconómicas das famílias não permitem viver esta quadra da forma mais feliz. Por esse motivo, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim faz questão de, com este gesto simbólico, trazer um pouco mais de alegria e carinho às crianças e jovens institucionalizados do nosso concelho.

Na visita ao Instituto Madre Matilde referiu que “vamos continuar a não desistir dos outros”, frisando que todos podem encontrar na autarquia um parceiro disponível para prestar apoio nos momentos mais difíceis.

Já no Instituto Maria da Paz Varzim, Aires Pereira reconheceu a integração social de crianças oriundas de outros países na nossa comunidade como muito positiva, destacando a multiculturalidade e o respeito pela diferença como valores que devemos continuar a promover – “estamos a construir uma Póvoa solidária e que sabe bem receber”, ressaltou. Perante os membros da Direção presentes, o Presidente da Câmara notou, ainda, com muito agrado a adaptação das crianças às novas instalações e a renovada energia que as mesmas trouxeram ao Bairro Nova Sintra.

A manhã de ontem terminou na Casa do Regaço, um Centro de Acolhimento Temporário de crianças e jovens em risco que em breve contará com uma nova valência. O Regaço + terá seis residenciais para jovens institucionalizados, ajudando-os a ganhar mais autonomia e a entrar na vida adulta com independência e segurança. Este projeto deve-se ao envolvimento de várias entidades e mecenas que contribuem ativamente para o andamento da empreitada, assim como ao financiamento da infraestrutura em mais de 100 mil euros pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Em nome do Município, o Presidente da Câmara agradeceu a colaboração de voluntários, funcionários e todos os que permitem que se viva em clima de grande espírito familiar nestas instituições, desejando um Feliz e Santo Natal e um ano de 2023 repleto de sucessos e muita saúde.