O verão convida a passeios à beira-mar, a refeições descansadas e longas, regadas a muita conversa e diversão. Semanalmente, entre o final de julho e agosto, o Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, a Paróquia da Matriz, os Leões da Lapa FC, a Juvenorte, o Varzim SC e a ACD Mariadeira e GRC Regufe (estes últimos dois em conjunto) vão encher o verão da Póvoa de festa e brilho.

As festividades começam já entre 22 e 24 de julho, com o 3º Arraial Poveiras, desenvolvido pelo Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras” e que promete muita música, dança e petiscos.

O ponto de partida para o Arraial será dado a partir das 20h00 de sexta-feira, 22 de julho, com a atuação do Grupo de Fados de Coimbra (participação de Hernâni Rodrigues, Virgílio Fernandes, Abílio Sá Couto, Francisco Bourbon e José Maria Carneiro) e de Lisboa (Alice Silva, Francisco Bourbon e José Maria Carneiro). O programa de festas de sexta-feira conta ainda com a Tuna Dino Seniores, as Concertinas de Maciel e Miguel e um concerto de Francisco Nova.

A festa prolonga-se pelo fim-de-semana, das 12h00 às 20h00, com Francisco Nova a repetir presença tanto no sábado como no domingo. Os Módulo 6 atuam no sábado e o Padre Guilherme, do espaço Ar de Rock em Laúndos, conclui a festa no domingo.

Esta 3ª edição do Arraial Poveiras não se esgota na dança nem no toque festivo dos convidados musicais. A acompanhar, os visitantes poderão ainda desfrutar duma grande diversidade de petiscos, incluindo bifanas, sardinhas na brasa, caldo verde, francesinhas normais e especiais e outras iguarias gastronómicas poveiras.

A segunda etapa do Póvoa ao Ar Livre terá lugar entre 29 e 31 de julho com a 3ª edição da Festa da Francesinha, da Paróquia da Matriz.

Pensada nos moldes de sucesso dos dois anos anteriores, a celebração da Matriz começa sexta-feira, 29 de julho, entre as 20h00 e a 01h00. Sábado a festa inicia-se à mesma hora mas só termina às 02h00, enquanto domingo dura o dia todo, das 11h00 às 00h00.

Com a colaboração de restaurantes do concelho, várias empresas poveiras e de dezenas de voluntários, as deliciosas francesinhas estão asseguradas.

A animação será garantida por uma variedade de convidados musicais. Sexta-feira, 29 de julho, atuam Ana Oliveira (com participação especial de Rui Nova), Jorge Amado e o DJ Vaz. O DJ repete presença no sábado, dia que contará também com o sertanejo de Markes Brasil e um espetáculo dos Zumba Kids da Street Dance Bonfim, orientados pela professora Sílvia Susana. O cartaz fica completo domingo com o concerto de Rui Nova (desta feita com participação especial de Ana Oliveira), com a atuação dos Módulo 6 e do grupo de dança da Escola Secundária Eça de Queirós.

O “Verão conVida” continua na semana seguinte, entre 5 e 7 de agosto, com a tradicional Festa do Mar dos Leões da Lapa Futebol Clube, que é realizada anualmente desde 2007, ano da sua primeira edição.

A associação que representa o Bairro Sul nas festas de S. Pedro convida os poveiros a saborearem a melhor gastronomia local e a assistirem a uma diversidade de atuações musicais, folclóricas e etnográficas. Não faltarão a sardinha assada, as espetadas de lula e camarão, a sapateira recheada, o polvo cozido, os carapaus com molho de escabeche, entre outras iguarias oferecidas pelos Leões da Lapa.

A Festa do Mar oferece, como ponto alto da festa, algumas Rusgas sulistas, que vão desfilar na sexta-feira, 5 de agosto, durante a noite. Esta é a oportunidade ideal para os emigrantes que não tiveram oportunidade de assistir às Rusgas por altura das festas de S. Pedro. No Sábado à noite, haverá lugar a um concerto dum grupo popular poveiro. A 9ª edição da Festa do Mar termina no domingo à noite com a atuação do Rancho Tricanas da Lapa.

O Auditório da Lota pouco tempo terá para desfrutar da calma e do silêncio, porque logo de seguida, de 12 e 15 de agosto, recebe a 11ª edição da Festa da Sardinha, realizada pela Juvenorte.

Entre 13 e 15 de agosto, esta iniciativa abrirá portas para almoço ao meio dia. O fecho diurno de portas acontecerá às 16h00, abrindo mais tarde para jantar às 20h00. A típica sardinha assada, tão do agrado dos poveiros, será a grande atração desta iniciativa. No entanto, a organização não se fica por aqui e convida todos os visitantes a provarem as carnes na brasa, bifanas, caldo verde e a tradicional Rabanada Poveira.

A Festa da Sardinha tem o seu início às 20h00 de sexta-feira, 12 de agosto. Já confirmada está a atuação do Rancho Poveiro na noite do primeiro dia de celebração. É o primeiro de três ranchos cuja presença está confirmada, seguindo-se o Rancho Caxineiro no sábado à noite e o Rancho de Aver-o-Mar na noite de domingo.

A organização conta que as festas durem até noite dentro e tenham milhares de visitantes, aproveitando a habitual adesão dos poveiros às festas a Nossa Senhora da Assunção, que se festeja a 15 de agosto.

Quatro dias depois, será a vez do Varzim Sport Club se juntar a esta iniciativa, com a realização do 4º Convívio Varzinista.

O clube alvi negro terá no Auditório da Lota um espaço condigno para reunir os seus simpatizantes e sócios num convívio de grande escala, que celebre a raça e alma poveira deste clube centenário.

Os adeptos varzinistas terão oportunidade, entre 19 e 21 de agosto, de celebrar o seu fervor clubista com três dias de muita festa, música, dança e uma gama de petiscos. O cardápio inclui sardinhas assadas, bifanas, caldo verde, papas de sarrabulho e francesinhas, preparadas com todo o carinho pelas apoiantes e sócias do Varzim.

O Convívio inicia-se às 21h00 de sexta-feira, 19 de agosto, com uma noite de fados, entre outros convidados musicais por confirmar. No sábado e domingo, as festividades têm início às 15h00 e só terminam às 22h30. A animação para o fim-de-semana inclui a atuação de vários ranchos de tricana, uma aula de Kizomba, presença de DJ´s e convidados musicais, também ainda a confirmar oportunamente.

O ponto final nesta atividade de verão será dado pela ACD Mariadeira e pelo GRC Regufe, que estreiam um arraial conjunto. De 26 a 28 de agosto, as duas associações apresentam Sabores de Verão, que promete muito entusiasmo e divertimento. A acompanhar a animação musical, os visitantes desta festa poderão provar uma variedade de carnes, incluindo espetadas e porco no espeto, e grelhados, com natural destaque para a inevitável sardinha.

A abertura de portas está marcada para as 19h00 de sexta-feira, 26 de agosto, e contará com a música do DJ Chico Canossa até às 22h00, hora em que entra em ação Domingos Moça, num espetáculo musical com final marcado para as 23h30. O programa da noite continuará até à 01h00 com o DJ Humberto Oliveira. No sábado, o evento começa às 11h00, com animação musical e almoço. O horário noturno mantém-se, destacando-se a atuação de Rui Nova e Ana Oliveira, a partir das 22h00.

Os Sabores de Verão abrem novamente às 11h00 no domingo, para almoço. O DJ Chico Canossa e Humberto Oliveira estarão encarregues de manter a animação musical até às 19:30. Segue-se um concerto de Noé Gavina a fechar o evento e a colocar um ponto final nesta 1ª edição do “Póvoa ao Ar Livre, o Verão conVida”.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão.