Para o Executivo Municipal, uma das melhores formas de o fazer é precisamente através do investimento na construção de habitação a custos controlados na Póvoa de Varzim. Este foi, aliás, um dos pontos marcantes do Plano Estratégico 2020-2030 apresentado pelo Presidente da Câmara esta semana, que pretende tornar mais acessível o arrendamento e/ou aquisição de habitação no concelho. Para Aires Pereira, o objetivo é dar oportunidades aos jovens em início de vida e de carreira que queiram residir na Póvoa de Varzim, mas também atrair novos públicos e investidores para dinamizar e rejuvenescer o tecido empresarial local.

Um dos passos dados neste sentido foi a abertura do Concurso de Ideias para a execução de um projeto de 150 fogos habitacionais, a custos controlados, no Lugar da Gândara e Mariadeira. Esta iniciativa, promovida pelo Município da Póvoa de Varzim em conjunto com a Ordem dos Arquitetos, foi acolhida com muito entusiasmo e interesse público, tendo sido apresentadas ao júri várias propostas. Das mais de duas dezenas, foi selecionada e aprovada, por unanimidade em Reunião de Câmara, a proposta mais adequada para o espaço e com mais qualidade arquitetónica e urbanística.

Como se pode confirmar com as imagens do “antes” e o “depois” constantes na fotogaleria abaixo, a proposta vencedora dá continuidade à paisagem envolvente e revela preocupações ao nível da sustentabilidade, energia e mobilidade ciclável e pedonal, já que propõe um espaço exterior convidativo ao lazer e à prática de desporto ao ar livre, em conforto e segurança.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, marca-se, assim, o início de uma “importantíssima obra no que se refere à oferta de habitação a custo controlado para fixar população no nosso concelho, nomeadamente, população jovem”. Concluída a primeira fase de conceção, encontram-se atualmente em curso os projetos de execução de loteamento, um trabalho de articulação entre o Município da Póvoa de Varzim e a equipa vencedora do Concurso de Ideias, aos quais se seguirá a empreitada.