Póvoa de Varzim, 05.11.2013 - A Sede da Junta da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai foi o ponto de encontro para mais uma visita do executivo municipal pelas freguesias do concelho.
Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, explicou que estas visitas eram importantes para a preparação do plano de atividades do município e através delas era possível averiguar as necessidades imediatas para o próximo ano, bem como a médio/longo prazo estruturar o trabalho para o mandato.
Para além de Daniel Bernardo, Presidente da Junta, também Augusto Moreira e Amadeu Matias, representantes de Argivai e Beiriz, respetivamente, foram ouvidos por Aires Pereira que fez questão de ir ao terreno auscultar as necessidades.
O primeiro ponto de paragem foi a Praceta Moinhos Velhos, em Argivai, um local que tem suscitado opiniões diferentes pelas árvores que lá existem. Apesar de alguns habitantes desta zona defenderem o abate das plantas, o executivo não encontrou justificação para tal, entendendo tratar-se de um espaço aprazível, de convívio salutar com a natureza, destacando-se o valor natural das três árvores, dois carvalhos e um acer negundo, duas espécies de referência.
O espaço envolvente à Igreja de Argivai também mereceu a atenção do edil e de Augusto Moreira que sugeriram um arranjo para o mesmo. A médio prazo, preveem o alargamento da via em frente à Igreja – Rua do Padre José Geraldo de Oliveira – implicando a cedência de terreno privado para o efeito.
Já na Rua Villa Argevadi, local conhecido por “zona envolvente aos fiéis de Deus”, ficou a sugestão da criação de um Parque de Lazer, onde a população poderá disfrutar do prazer de estar ao ar livre, dinamizando aquele local da freguesia.
Já em Beiriz, foi identificada a necessidade de dotar de iluminação a via que vai desde a Escola E.B.1 de Igreja até ao Largo da Margarida. Trata-se de uma rua nova que surgiu para compensar o facto da Rua da Igreja ter sentido único, facilitando assim a circulação viária na zona.
Para um lote de terreno existente entre o edifício da Sede da Junta e a Igreja, Aires Pereira propôs a realização de um projeto que satisfizesse os anseios da população, contemplando a implantação da Sede dos Escuteiros, um Parque de Estacionamento e um Parque de Lazer Infantil.
A precisar de uma intervenção urgente para criação de escoamento e alargamento de saída de água, a Rua do Abade Martins de Faria, situada por baixo da A28, em frente ao Quartel – Escola Prática dos Serviços.
Por último, o executivo visitou a zona da Giesteira, também por baixo da A28, que necessita de ser pavimentada. Aires Pereira sugeriu o alargamento da via e a criação de uma ligação à Zona Industrial de Amorim. A Câmara fornece o paralelo e a freguesia faz os trabalhos, transmitiu o autarca.
Os encontros mais diretos com as freguesias prosseguem, consolidando a medida política de proximidade anunciada pelo executivo liderado por Aires Pereira.