Em representação do Município, o Vereador Luís Ramos marcou presença na inauguração da exposição, que contou com uma visita guiada por Mário Linhares, no passado sábado à tarde. Esta iniciativa faz parte da programação da Câmara Municipal para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.

O cartaz político como forma de expressão da liberdade apareceu aos olhos dos portugueses como uma forma inovadora e desempoeirada de comunicação. A conquista da liberdade foi um acontecimento tão sublime e com enorme impacto emocional, e nada melhor do que a iconografia refletida nos cartazes, para transmitir de forma tão imediata, o que tão profunda mudança significava.

Após o 25 de Abril de 1974, o cartaz político invadiu o espaço público do país de forma rápida e massiva assumindo-se como principal meio para a divulgação da mensagem política. A sua efemeridade, motivada pela emergência dos acontecimentos, fazia com que o cartaz político fosse, na maioria das vezes, rapidamente destruído ou substituído por sobreposição, quando afixado.

Cinquenta anos passados da revolução de 25 de Abril de 1974, importa dar a conhecer às novas gerações e/ou reavivar a memória daqueles que presenciaram este período, para aquele que foi, no período pós-revolução, o principal meio de comunicar a mensagem política no espaço público.