Hoje, quinta-feira, 12, a Feira do Livro terá um momento dedicado exclusivamente aos mais novos, às 18h30, com sessões de leitura dos livros para crianças. O público infantil terá oportunidade de conhecer algumas histórias de: Sopa de Letras, de João Manuel Ribeiro, Tetraletra, de Maria Helena Pires e Versos Diversos, de Nuno Higino.

Às 22h00, terá lugar no recinto da feira mais uma tertúlia A-ler-o-mar subordinada ao tema “Eu sou os meus livros” que contará com a participação de Ivo Machado, Carlos Quiroga, valter hugo mãe e Alberto Serra e será moderada por João Manuel Ribeiro. Todos terão oportunidade de conhecer as diferentes experiências partilhadas pelos escritores e saber qual a sua relação com os livros.

Na sexta-feira, 13, às 22h00, será exibido, no Diana Bar o documentário Levantado do Chão sobre José Saramago, realizado por Alberto Serra. A sessão contará também com a leitura de poemas.

No dia 14, sábado, às 18h30, valter hugo mãe estará novamente na Feira do Livro, sendo que desta vez será para apresentar as suas publicações mais recentes. Trata-se do pré-lançamento de dois livros infantis: Rosto e As mais belas coisas do mundo. Estarão também presentes, para além do autor, os ilustradores das obras Isabel Lhano e Paulo Sérgio BEju, respectivamente, para uma sessão de autógrafos.

Sinopse das obras de valter hugo mãe:

“Rosto é uma obra que fala de uma casa empoleirada no cimo de um monte careca, onde vive um menino que passa os dias a olhar os montes vizinhos, medindo ao longe os humores da paisagem. Quando chega a idade da escola, fechado numa pequena sala e perdido entre os lápis e os cadernos, o menino aborrece-se por tudo lhe parecer tão perto. Até que repara numa menina que olha para o nada como se visse alguma coisa, e percebe que o rosto começa onde se vê e vai até onde já não há luz nem som. Um rosto, se prestarmos a devida atenção, pode ser tão grande quanto a alma.”

Capa As mais belas coisas do mundo.jpg

As mais belas coisas do mundo é a história de um menino que, desafiado pelo avô, procura conhecer os mistérios da vida. Avô e neto vivem num jogo sem fim de perguntas e respostas, enigmas e soluções, procurando, adivinhando e aprendendo sempre. Certo dia, o menino fica sem resposta quando o avô lhe pergunta: Quais são para ti as coisas mais belas do mundo?”

No último dia, domingo 15, a Banda Musical da Póvoa de Varzim sobe, pela segunda vez este ano, a palco, na Feira do Livro. O concerto, gratuito e ao ar livre, promete animar os presentes com variadas composições musicais, interpretadas por excelentes músicos, muitos deles saídos das próprias escolas da Associação da Banda Musical. Embaixadora privilegiada do concelho e considerada Instituição de Utilidade Pública, a Associação da Banda Musical conta com duas formações: a Orquestra Ligeira, que conta com cerca de 30 elementos, e a Banda Musical, com 60 músicos. Os reportórios entre as duas formações são diferentes, sendo que a primeira interpreta música clássica e a segunda música ligeira. Recorde-se que já no dia 1 a Banda Musical actuou no palco da Feira do Livro.

concerto banda fl2010

A Feira do Livro decorre até 15 de Agosto e está aberta de domingo a quinta-feira das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 14h00 às 24h00.

No portal municipal, pode consultar o programa de animação da Feira.