Assim foi novamente a Feira do Livro 2010, que teve lugar no Largo do Passeio Alegre, entre 31 de Julho e 15 de Agosto. Milhares de pessoas passaram pelo certame, percorrendo os 46 stands presentes, folheando os livros que forravam as bancadas, assistindo às várias iniciativas de animação que foram tendo lugar. Para a Câmara Municipal, organizadora do evento, esta é a prova do sucesso de um evento criado com o intuito de divulgar o Livro e a Leitura, oferecendo um espaço onde novidades, clássicos da Literatura, romances, poesia, policiais, crónicas, ensaios, obras infanto-juvenis e muitas outras convivem pacificamente, seduzindo os visitantes.

A localização da Feira do Livro é uma das chaves do seu sucesso. Instalada numa das artérias mais movimentadas da cidade, a Feira está também a poucos metros da praia, sendo assim ponto de passagem obrigatório para os milhares de veraneantes que escolhem a Póvoa de Varzim para os seus momentos de descanso. A par da sua localização, a Feira goza ainda de uma característica única: o seu programa de animação que contribui, igualmente, para o propósito de incentivar à Leitura. Como não podia deixar de ser, não faltaram os lançamentos de livros, com a apresentação das obras Delações do Ego, de Ricardo Campus, Afrodite, ou as brumas de uma paixão incontida, de Paula Moreira, Ninfas do Douro e Douro Lindo, ambos de Manuel Araújo da Cunha, Heróis à moda do Porto e Heróis à moda do Alentejo, que formam a colecção Heróis à moda de… coordenada por João Carlos Brito, O belo e a vida, de Susana Santos Silva e Marta, de João Antunes Pardelho. valter hugo mãe esteve também presente para fazer o pré-lançamento de dois livros infantis, Rosto e As mais belas coisas do mundo. Houve ainda sessões de leitura de livros infanto-juvenis, tertúlias com escritores convidados e uma homenagem a José Saramago, com a exibição do documentário Levantado do Chão, realizado por Alberto Serra. Espectáculo de música e de dança completaram o programa paralelo, que contou com o contributo de vários parceiros sociais da Câmara Municipal.

Com o lema “A Ler o Mar” a Feira do Livro colocou, durante 16 dias, os livros em lugar de honra na paisagem poveira e muitos foram os que conheceram novas mãos e muitas leituras. Para recordar o certame, visite o portal municipal onde pode ler várias reportagens sobre alguns momentos da Feira bem como aceder às inúmeras galerias de imagens.