No dia 8 de junho celebra-se a Festa de Nossa Senhora do Desterro, solenidade religiosa conhecida pelos tapetes de flores que ornamentam as ruas envolventes à Igreja de Nossa Senhora do Desterro, na zona norte da nossa cidade.
A festa terá o seu ponto alto às 16h00 com a Grandiosa Procissão. Esta é composta por seis andores, acompanhada pela Banda Musical e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. O itinerário é o seguinte: Rua Patrão Sérgio, Rua Elias Garcia, Rua Patrão Lagoa, Avenida Mousinho de Albuquerque, Rua Latino Coelho, Avenida dos Banhos, Rua Serpa Pinto, recolhendo à Igreja. A passagem pela Praia da Salgueira, na Avenida dos Banhos, será assinalada por um Grande Tiroteio.
Às 10h00 será celebrada a Missa Solene, cantada pelo Coro da Capela, com Sermão, ao Evangelho, proferido pelo orador sacro João Paulo Coelho Alves.
Mas as solenidades religiosas em honra de Nossa Senhora do Desterro começam a 30 de maio, com a Novena Preparatória para a Festa, às 16h00. No dia 31, haverá Terço às 15h30, seguido de Missa Vespertina, às 16h00; no dia 1 de junho, domingo, haverá Terço às 9h30, seguido de Missa, às 10h00; de 2 a 6 de junho, o Terço será às 16h00 e a Missa às 16h30; no dia 7, a Missa será às 16h00, antecedida de Terço às 15h30.
As festas em honra de Nossa Senhora do Desterro revestem-se de grande importância, sobretudo para a comunidade piscatória, particularmente devota desta santa. Os tapetes de flores, tradição já muito antiga, e a procissão são dois dos aspetos mais marcantes das festividades.