No dia 7 de dezembro será a Procissão das Velas, às 21h00 que sairá da Capela do Castelo, acompanhada por cânticos pelo grupo Esperança Jovem da Lapa. A Procissão vai percorrer as seguintes ruas: Rua Tenente Veiga Leal, Rua Dr. António da Silveira, Rua 31 de Janeiro, Rua Coronel Oudinott, Rua dos Ferreiros, Rua Costa Nova, Rua Tenente Va-Ladim e Largo do Castelo onde vai haver a Benção do Santíssimo Sacramento.

No dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição terá lugar na Capela do Castelo uma missa solene, às 11h30. Esta cerimónia é acompanhada por cânticos pelo grupo Esperança Jovem da Lapa e sermão. À tarde, às 15h15, no largo do Castelo acontecerá o Grande Arraial, com a atuação do grupo Recreativo e Etnográfico As Tricanas Poveiras e do rancho Tricanas da Lapa. Durante o arraial dá-se também a tradicional subida ao Pau Ensebado, com surpresas, e com a queima dos bonecos de fogo preso que culminam dando forma à imagem do bouquet da Imaculada.

Para terminar estas festividades, que contam com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no dia 10 de dezembro, das 14h30 às 17h00 haverá o Beija-mão a Nossa Senhora.