Durante a tarde, as Avenidas encheram-se de gente para apreciar a tradição que desfilava ao ritmo de variados cantares. O Presidente da Câmara Municipal também assistiu a este desfile.

No período da manhã, a partir das 10h00, decorreu, na Avenida dos Banhos, a XXIX Corrida de S. Pedro. Esta iniciativa, uma das mais antigas e tradicionais provas de estrada no panorama nacional, englobou, como é tradição, uma prova de 10 quilómetros de corrida pelas ruas poveiras e uma caminhada de 5 quilómetros. No total, 1200 pessoas participaram na prova, sendo que 970 fizeram a corrida e 235 a caminhada. A taxa de inscrição na caminhada reverteu a favor do MAPADI que recebeu uma receita no valor de 470,00€. O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, deu partida a esta prova e, no final entregou os prémios aos vencedores e o cheque a António Ramalho, Presidente do MAPADI. As classificações da XXIX Corrida de S. Pedro estão disponíveis aqui.

E foi de olhos postos no céu que poveiros e visitantes terminaram o sábado, 1 de julho. Todos se renderam ao magnífico espetáculo de fogo-de-artifício com música, pela Avenida dos Banhos, Largo do Alto Martim Vaz e Marginal Norte, durante cerca de 20 minutos.

E tudo aconteceu depois do Espetáculo das Rusgas que mais um ano abrilhantou o Estádio do Varzim. Antes da atuação das rusgas, o Presidente da Câmara acompanhado dos Presidentes das associações de cada bairro, subiu ao palco e pediu aos presentes para fazerem um minuto de silêncio em forma de homenagem a Francisco Regufe, autor de dezenas de Marchas de São Pedro, que faleceu no passado sábado. Seguiu-se um forte aplauso ao homem que escreveu para todos os bairros de São Pedro e, após este momento, Aires Pereira afirmou que “a Póvoa, quando se une, sabe honrar os seus”.

A Rusga da Póvoa, MAPADI, Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Matriz e Sul, sucederam-se no palco para apresentarem, orgulhosamente, as suas atuações. E se no relvado reinava a vaidade em representar o seu bairro, nas bancadas o fervor dos seus apoiantes não podia ser mais notório. Todos se empenham para que este espetáculo, o último do programa das Festas, seja único. Uma vez mais, o canal televisivo Porto Canal acompanhou o evento emitindo a sua singularidade a outros pontos do país.

Na passada sexta-feira, 30 de junho, as comemorações centraram-se nos seis bairros da cidade. Cada qual com a sua animação festejou a noitada e contou com a visita do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. À uma da manhã, de cada bairro, foi lançado fogo-de-artifício nos tons que os caraterizam.

Assim nos despedimos das Festas de São Pedro 2017 e entramos mês de julho, onde não faltarão, na Póvoa de Varzim, iniciativas culturais, desportivas, gastronómicas e de lazer durante este Verão.