Durante o passado fim-de-semana, a Câmara Municipal, através do Serviço de Turismo, em conjunto com vários agentes turísticos, proporcionou várias aventuras na terra, no mar, no ar e do paladar.

A mostra abriu ao público, no sábado à tarde, e contou com a presença de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, e Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Turismo.

José Macedo Vieira fez referência ao facto de efemérides com esta acção e oferta servirem para sublinhar de forma muito dinâmica a importância do Turismo para o concelho.

Para Lucinda Delgado, esta foi uma ocasião para dar oportunidade a poveiros e visitantes, por um lado, e a agentes turísticos, por outro, se conhecerem mutuamente. A iniciativa visou, essencialmente, divulgar a oferta de animação turística que o nosso concelho tem para oferecer na área da aventura e lazer, informou. No entanto, lembrou que a actividade seria tão mais importante e relevante quanto o interesse dos agentes para atrair público.

A Praça Marquês de Pombal foi, nos dois últimos dias, um autêntico parque de diversões com ofertas de diversão para todas as idades e a preços promocionais, desde Insufláveis, Arbofun, Water Ball, Baptismo de Segway, Carros e Motas de Bateria, Touro Mecânico e ainda ponto de partida para Passeio de Charrete e de Mini-bus Rota d’a Póvoa. Para além destas, havia ainda actividades no ar, como o Baptismo de Paramotor, no Parque da Cidade, o Baptismo de Ultraleve, na Pista de Laundos, e o Percurso de Arborismo, no Rates Park, e na água, o Baptismo de Mergulho, nas Piscinas Municipais, e o Passeio de Veleiro, na Marina da Póvoa. Em terra, havia Baptismo de Equitação, na Norequestre.

Houve ainda aventuras do paladar e os apreciadores da nossa gastronomia deliciaram-se com a Francesinha e Rabanada à Poveira confeccionadas e servidas na Praça Marques de Pombal. O espaço contou ainda com animação artística e artesanato poveiro. Reveja, no portal municipal, imagens desta mostra.

Hoje à noite, o Posto de Turismo irá acolher, a partir das 21h00, uma Tertúlia em volta de temáticas do sector turístico intitulada “O Turismo Convida”. Irão participar Armando Marques, Responsável pelo Serviço de Turismo entre 1966 e 1987, que falará sobre “A evolução do Turismo na Póvoa de Varzim, testemunho de uma memória”, Marco Rebelo, Gestor da NML e responsável pelo Projecto, que irá apresentar o Plano Estratégico para o Turismo na Póvoa de Varzim, Joel Cleto, Arqueólogo e autor da série televisiva “Caminho das Estrelas”, com intervenção sobre “Os Caminhos de Santiago no concelho da Póvoa de Varzim” e Timothy Oswald, Leitor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, que irá perspectivar “O olhar do turista estrangeiro e representações de Turismo em Portugal”.

No dia 27, terça-feira, o Posto de Turismo fará uma Recepção Especial aos turistas. Para marcar a simpatia e tradição do concelho no “bem receber”, serão distribuídos aos turistas durante o pequeno-almoço do dia 27 lembranças com um convite anexado onde se propõe uma visita ao Posto de Turismo. Aqui haverá lugar a uma recepção especial, com entrega de pequenas lembranças ligadas ao artesanato poveiro e com uma prova de exemplares da doçaria local, acompanhada de vinho do Porto. Esta iniciativa conta com a colaboração dos estabelecimentos hoteleiros.