Foram mais de 130 os participantes que abraçaram este desafio e percorreram, a pé, 12 km de bela paisagem e de contacto com a natureza. Seguindo pela antiga linha de caminho-de-ferro, usufruiram do seu potencial e deram-lhe um uso alternativo, como forma de homenagear o velho trajeto.

O percurso iniciou-se na estação de metro da Póvoa de Varzim e terminou em S. Pedro de Rates, onde teve lugar uma visita ao Centro Histórico da vila, seguida de almoço no eirado da Casa do Lavrador / Albergue do Peregrino.

A linha de Póvoa a Famalicão foi concluída a 12 de junho de 1881 e durante mais de 100 anos transportou milhares de passageiros e carga do interior para o litoral e vice-versa. Contribuiu decisivamente para a divulgação da praia da Póvoa entre as populações do interior e deu um enorme incremento ao uso popular da praia por todas as classes sociais até ser encerrada, em 1995, por falta de passageiros.

Atualmente, o percurso foi adequado para ciclovia. Com eventos como a Caminhada, o Museu Municipal tem como finalidade divulgar os novos usos do caminho, bem como chamar a atenção das pessoas para os progressos de engenharia que permitiram o assentamento da linha, a geologia dos vários espaços (do granito litoral aos xistos do interior), a agricultura dos nossos campos e a fauna e flora dos nossos bosques.