Até 13 de Maio, são várias as actividades programadas, por entre seminários, conferências, mesas redondas e debates, num evento que é já um precioso meio de informação para aqueles que agora se debatem com o caminho a seguir, profissionalmente.

Logo no primeiro dia, 2 de Maio, todos são convidados a assistir à conferência “O Acesso ao Ensino Superior em 2007”, presidida por Acácio Baptista, que desempenha, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a função de Director de Serviços do Acesso ao Ensino Superior. A conferência tem lugar às 15h00, no Diana Bar.

É também no dia 2 de Maio que termina o prazo para a inscrição no seminário “A Formação ao Longo da Vida”, cuja ficha de inscrição pode ser descarregada aqui e depois entregue junto do Departamento de Desenvolvimento Local (DDL). O seminário tem lugar no dia 4 de Maio, no Diana Bar, com início marcado para as 09h00, e encerramento previsto para as 18h00, com a entrega dos Certificados de Participação.  Para além de testemunhos de convidados com percursos de formação diversificada, o seminário é composto ainda pela palestra “Formação ou aprendizagem ao longo da vida?”, por Joaquim Luís Coimbra, e, já no período da tarde, pelas conferências sobre a importância da formação ao longo da vida e as modalidades de formação ao longo da vida, ambas seguidas de debate. O programa do seminário pode ser visitado aqui.

Porém, antes, no dia 3 de Maio, vários alunos do concelho vão visitar a Escola Prática de Serviços, numa actividade subordinada à temática “Exército: acção forte, gente amiga!”. O objectivo desta visita, durante a qual os alunos vão assistir a uma palestra e a uma demonstração técnico-táctica, é esclarecer os mais novos sobre as oportunidades e regras do Regime de Voluntariado para as Forças Armadas.

Por último, decorre, entre 9 e 13 de Maio, uma mostra informativa sobre a temática “Formação e Opções Profissionais ao longo da vida”, mostra essa que vai ter lugar no Diana Bar e no Largo do Passeio Alegre. A sessão de abertura da Mostra está marcada para as 15h00 do dia 9. Música, História, Ambiente, Desporto, Direitos e Cidadania, Saúde e Alimentação  ou Dança vão ser algumas das vertentes educacionais exploradas, com a ajuda de alunos e professores de várias escolas.

Este é, então, um evento que reúne uma grande variedade de propostas para melhor conhecer a grande profusão de escolhas no que toca a saídas profissionais e formação.  No entanto, o debate que envolva alunos, professores e demais participantes na educação escolar é também privilegiado. Assim, algumas escolas secundárias e básicas do 2º e 3º ciclo do concelho vão ser um dos palcos deste Fórum, entre os dias 7 e 15 de Maio, com o decorrer de mesas redondas onde se vai promover a discussão entre alunos e profissionais de vários sectores de actividade. Os pais e encarregados de educação também não foram esquecidos e para eles estão também a ser organizadas sessões de esclarecimento, também em escolas do concelho. Estas sessões representam uma boa oportunidade para a discussão das muitas dúvidas e medos que surgem quando os educandos têm de escolher qual o caminho a seguir em termos de formação.