Segundo explicou, “num mundo cada vez mais globalizado, o contacto entre povos e culturas é um instrumento para o desenvolvimento. Ao assumirem a condição de comunidades-irmãs, os dois locais assumem o compromisso de conceber projectos que envolvam as populações e as organizações sociais”. Entre São Pedro de Rates e a Mata de São João existem laços históricos e culturais que potenciam um projecto que satisfaça interesses e necessidades em comum. Na origem desta afinidade está Garcia d’Ávilla, filho de Tomé de Sousa (1º Governador-Geral do Brasil), já que este foi o fundador da cidade de Mata de São João. Entre outros pontos que unem os dois locais, está a vontade, de ambos, de celebrar o seu património histórico, cultural e turístico.

Uma delegação de Rates estará na Mata de São João entre 11 e 18 de Abril, altura em que o protocolo entre as duas cidades será oficializado. Viaje até ao local aqui. Retribuindo a hospitalidade, São Pedro de Rates irá receber cidadãos da cidade-irmã entre 22 e 29 de Abril. No dia 25, os visitantes aproveitarão a estadia para conhecer o Ecomuseu. Com a colaboração do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, a Junta de Freguesia irá realizar a iniciativa “O campo como há 100 anos”, acção integrada na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos cujo tema, este ano, é “Património Rural/Paisagens Culturais”. Todos estão convidados a participar nesta acção, que começará às 14h30 com uma visita guiada pelos itinerários da água e do pão do Ecomuseu de Rates. O intuito é conhecer ou reviver as formas antigas de laborar no campo.

cartaz o campo como há 100 anos