A abertura do evento teve lugar no passado dia 14 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com a lotação da sala esgotada, o grupo organizador foi protagonista do primeiro concerto do Encontro, acompanhado por um quarteto de cordas e um trompete, que interpretou obras musicais clássicas, do repertório exclusivo do Capela Marta dedicadas a António Gomes Junior (Marta), Alberto Gomes e Francisco Cunha, três dos seus compositores.

A esta atuação seguiu-se a apresentação ao público do programa e dos coros intervenientes no II Encontro de Música Coral.

A organização surpreendeu a plateia com a declamação de um poema de António Nobre por Aurelino Costa tendo como fundo musical uma composição do maestro Tiago Pereira, interpretada pelos músicos presentes e o Capela Marta.

Após este arrepiante momento, o Capela Marta dedicou ao público um conjunto de músicas poveiras (Hino do Clube Naval; Meu Sangue tem sal do Mar; Saudades do Mar).

A Associação Cultural Capela Marta aproveitou, ainda, este momento para homenagear o seu Presidente da Direção, Tomaz Pontes, com a entrega de uma lembrança. Por sua vez, Tomaz Pontes entregou ao Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, uma lembrança alusiva ao Encontro de Música Coral.

Na cerimónia também esteve presente  um par do Rancho Poveiro que entregou um ramo de flores ao Maestro da Capela Marta.

Por último, o Capela Marta cantou o hino da cidade da Póvoa de Varzim.

Veja algumas imagens desta sessão de abertura, bem como do concerto que se seguiu na Igreja Matriz.

No próximo fim-de-semana, o evento continua e no sábado, às 21h30, o Coral Ensaio (Póvoa  de Varzim), o Coro Vivace Musica (Famalicão) &  Grupo  Coral de Areias  de Vilar (Barcelos) e Coro de Câmara de  Barcelos serão os protagonistas de um concerto na Igreja de São José de Ribamar. No domingo, às 17h00, o Coro de Câmara Contraponto (Viana do Castelo) vai atuar no Cine-Teatro Garrett.

A 28 de novembro, às 21h30, coros do concelho da Póvoa de Varzim irão reunir-se, na Praça do Almada, para a apresentação do Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim. Este momento marcará o início do período festivo “Feliz Natal Póvoa de Varzim” com a inauguração da iluminação de Natal. E no sábado, dia 29, às 21h30, a Capela de São Tiago irá acolher o concerto dos seguintes agrupamentos: Grupo Coral de São João Baptista de Airão (Guimarães), Grupo Coral de São Simão da Junqueira (Vila do Conde) e Grupo Coral Galegos São Martinho.

No dia 30 de novembro, às  16h00, a Igreja da Misericórdia vai receber o Madrigal – Grupo Coral de Soutelo (Rio Tinto) & Grupo Coral Marialis (Gondomar), Orfeão de Braga e Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa (Lousada).

O último espetáculo do evento terá lugar no dia 6 de dezembro, sábado, às 21h30, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus e contará com as atuações do Coro Anonymus (Porto), Coro Cantacellis (Barcelos) e Coral de Letras da Universidade do Porto.