Foi isso que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez, desafio este que foi aceite pelo Grupo CCR – Construções Corte Recto, sediado no Parque Industrial de Laúndos, e que decidiu instalar a primeira horta empresarial no concelho da Póvoa de Varzim.

Todo o espaço foi construído tendo como ponto de partida a reutilização de materiais, com foco no envolvimento dos colaboradores da empresa nas questões ambientais, destacando o papel que as hortas desempenham no ambiente urbano.

A iniciativa contemplou, ainda, uma abordagem teórica ao tema das hortas em ambiente urbano e dos seus benefícios ambientais, sociais e económicos orientada por uma formadora da LIPOR, que passará, juntamente com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a fazer o devido acompanhamento e monitorização deste projeto.

O Município da Póvoa de Varzim, dando seguimento à estratégia do seu Plano de Educação Ambiental e materializando todas as preocupações ao nível da economia circular e sustentabilidade ambiental presentes no Plano Estratégico 2020-2030, convida todas as empresas do concelho a seguir os passos desta e a entrarem em contacto no sentido de instalarem, também nas suas instalações, hortas empresariais.