Passar para o conteúdo principal

Hoje, dia 30 de outubro, o grupo de pessoas do intercâmbio no âmbito das Cidades Geminadas parte para as suas cidades, mais enriquecido com esta experiência.

Ontem à tarde, decorreu, na sede do MAPADI, uma sessão de encerramento deste projeto de intercâmbio, organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, com o MAPADI e as instituições congêneres de Montgeron, La Voliére e de Eschborn, Villa Luce. Veja a fotogaleria.

Tratou-se de um projeto que envolveu diretamente 12 participantes e indiretamente mais 15 pessoas. A iniciativa contou com o apoio dos três municípios envolvidos Póvoa de Varzim, Montgeron e Eschborn.

Durante cinco dias, foi promovido o intercâmbio de conhecimentos técnicos entre as instituições, reflexão sobre políticas atividades e de desenvolvimento, intercâmbio direto entre utentes, oportunidade de convívio e lazer para estes, reforço dos laços de amizade entre a população das cidades geminadas, inclusão, investimento e desenvolvimento social. Os participantes, para além das visitas educativas e culturais, desenvolveram um projeto artístico e de estímulo ao conhecimento, que se traduz em três figuras escultóricas, em barro e que mais tarde terá um acabamento em bronze e que será instalado nas imediações dos jardins do MAPADI, disponível ao público.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva considerou fundamental prosseguir este caminho em prol da inclusão social.

Na opinião da autarca, “estes projetos são essenciais para o fortalecimento da sociedade, para o desenvolvimento das instituições, dos utentes e os seus técnicos”. Deixou uma palavra de apreço a todos os que se envolveram direta e indiretamente e a expectativa de mais iniciativas que congreguem valor para as comunidades das três cidades amigas, Póvoa de Varzim, Montgeron e Eschborn. 

O Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim, Cidades Geminadas, Francisco Casanova, aproveitou para agradecer de imediato aos participantes, alvos principais do projeto, aos 6 técnicos de cada uma das instituições que, com o saber e carinho, concretizaram os objetivos fundamentais e às Direções do Mapadi, La Voliére e Villa Luce, pelo empenho. Agradeceu, igualmente, às Câmara Municipais das três cidades, parceiros e autores fundamentais nesta trajetória de união e amizade.

Com efeito, recordou que “a geminação, na Póvoa de Varzim, a comemorar 29 anos de vida, não é palavra vã, é um conceito vivo e que tem tocado milhares de pessoas, envolvidas em centenas de atividades, afirmando princípios europeus fundamentais. A geminação é amizade, é solidariedade, investimento e desenvolvimento, é a Europa plural e virada para o futuro”, transmitiu o Presidente da Associação.

O Presidente do MAPADI, António Ramalho, referiu a importância destas iniciativas, no âmbito da geminação, para os utentes e para as instituições, para o seu crescimento e projeção no futuro. Recordou que “o projeto que agora termina decorre de mais de duas dezenas de trabalhos realizados em conjunto entre o Mapadi e as suas congêneres La Voliére, em Montgeron, e Villa Luce, em Eschborn. A próxima ação decorrerá em Montgeron que é quem recebe o testemunho, em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva”, revelou António Ramalho.

 

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.