Entre os portugueses destacam-se as presenças dos olímpicos Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita) e Adriano Niz (Benfica).

A nadadora portuense, de 24 anos, tem como ponto alto da carreira a participação nos Jogos de Pequim. Sara Oliveira, que bateu em Dezembro passado o recorde nacional dos 50m mariposa em piscina curta, está inscrita nos 50m, 100m e 200m mariposa e 50m livres.

Adriano Niz, de 23 anos, esta época a representar o clube da capital, fixou esta temporada, nos Europeus de Istambul, um novo máximo nacional nos 200m costas. O nadador poveiro, que tem como ponto alto da carreira a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, está inscrito nos, 200m e 400m livres, 50m mariposa, 200m estilos, 50m, 100m e 200m costas.

No que respeita aos estrangeiros, surgem nomes sonantes como os norte-americanos Ben Hesen, Kevin Swander e Jim Barbiere, os italianos Rudy Goldin, Giacomo Gremizzi, Luca Lavezzari, Matteo Montanari, Pamela Gabrieli, Ludovica Leoni e Susanna Negri, o espanhol Marco Rivera Miranda e a israelita Amit Ivry.

No quadro de recordes do Meeting não consta nenhum atleta português. Kevin Swander (EUA), com 28.05 nos 50m bruços, Amit Ivry (Israel) – melhor nadadora da edição anterior –, com 27.07 nos 50m mariposa e 59.83 nos 100m mariposa, Yuliya Banach (Israel), com 32.73 nos 50m bruços, Giulia Bolgiani (Lombardia), com 8:56.08 nos 800m livres, Stefania Cartapani (Lombardia), com 29.47 nos 50m costas e 1:03.59 nos 100m costas, Ben Hesen (EUA), com 25.36 nos 50m costas, são recordistas do Meeting que marcam presença nesta edição.

A competição poveira, integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), tem sido marcada pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, organizado em conjunto pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal, é a primeira grande competição em piscina de 50 metros em que não é permitida a utilização de fatos poliuretano. Desde 1 de Janeiro, os atletas só podem competir com os fatos de tecido impermeável permitidos pela Federação Internacional de Natação (FINA): para os homens, as peças não podem cobrir o peito e só podem ter comprimento até o joelho; para as mulheres, os fatos, que também só podem chegar até o joelho, não podem cobrir os braços.

A competição é transmitida em directo no site do evento e os resultados estarão disponíveis na hora.

No sábado, as eliminatórias iniciam-se 09h00 e as finais às 16h30, enquanto no domingo as eliminatórias estão agendadas para 09h00 e as finais às 16h00.