Aires Pereira, vereador do Desporto da edilidade local, considera que é necessário “continuar a investir” de forma a tornar a prova “mais atractiva”. “Mais do que um sucesso desportivo, divulgamos a Póvoa de Varzim e a natação. Queremos dar continuidade ao projecto que passa pela promoção internacional. De forma a tornar a prova mais atractiva, é necessário continuar a investir. Estamos à procura de um terceiro parceiro para poder ter ainda mais atletas de referência, olímpicos de grande relevo mundial”, afirmou o vereador.

Também José Costa, director da competição e vice-presidente da ANNP, considera que “um terceiro parceiro seria bem-vindo”, pois o Meeting da Póvoa de Varzim “é já uma marca do calendário nacional e internacional” e tem “todas as condições para se tornar ainda mais atractivo”.

O dirigente associativo realça que a prova poveira, a primeira da temporada em piscina longa, “está desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN)” e agradece “todo o apoio da Câmara Municipal” na organização do evento.

Nesta quarta edição foram batidos nove recordes do Meeting, por intermédio de Susanna Negri (Lombardia), nos 400m estilos (4:52.87) e 800m livres (8:51.99), Mercedes Minguet (Santa Olaya), nos 50m costas (28.93) e 100m costas (1:03.05), Giulia Bolgiani (Lombardia), nos 400m livres (4:19.16), Amit Yvry (Israel), nos 50m mariposa (26.97) e 100m mariposa (58.96), Yakov-Yan Zurablov (Israel), nos 200m costas (2:00.71), e por Israel na estafeta de 4x100m livres femininos (3:54.60).

Paulo Santos (FC Porto/Dolce Vita) destacou-se entre os portugueses, sendo o único atleta nacional com dois triunfos na competição: 50m livres (23.36) e 100m livres (51.86). Do mesmo clube, Sara Oliveira superiorizou-se à concorrência na final dos 200m mariposa com o tempo de 2:15.03.

A vitória portuguesa mais expressiva pertenceu ao poveiro Adriano Niz. A nadar na pista 1, o atleta do Benfica, com o incentivo do público da «casa», venceu com raça os 200m livres com a marca de 1:54.02. Niz, apoiado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, recebeu a medalha de ouro das mãos do vereador Aires Pereira.

Kevin Swander (Indiana University), com 836 pontos nos 50m bruços (28.30), e Amit Ivry (Israel), com 859 pontos nos 100m mariposa (58.96), foram os nadadores com melhor performance na competição.

A equipa italiana da Lombardia, ao somar 895 pontos, venceu colectivamente. FC Porto/Dolce Vita, com 745,5, e Israel, com 686, foram segundo e terceiro classificados, respectivamente.

O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim, que teve um novo recorde de participantes (443 atletas), foi a primeira grande competição em piscina de 50 metros sem fatos de poliuretano. Antes do início das finais, procedeu-se a um minuto de silêncio em memória do nadador André Oliveira (Gesloures), que faleceu na passada quinta-feira.

Veja a fotogaleria do evento.