Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 26.01.2010 - Novo recorde de participantes no IV Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim: 443 atletas (253 masculinos e 190 femininos).

Encerradas as inscrições para a prova, que irá decorrer nas Piscinas Municipais a 6 e 7 de Fevereiro, os números ultrapassam os 425 registados na primeira edição. O FC Porto/Dolce Vita é a equipa com maior número de nadadores (36).

No que respeita aos portugueses, estão confirmadas as presenças dos olímpicos Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita) e Adriano Niz (Benfica). A nadadora portuense, de 24 anos, detentora de seis recordes nacionais absolutos individuais, tem como ponto alto da carreira a participação nos Jogos de Pequim. Sara Oliveira, que bateu em Dezembro passado o recorde nacional dos 50m mariposa em piscina curta, está inscrita nos 50m, 100m e 200m mariposa e 50m livres.

Adriano Niz, de 23 anos, esta época a representar o clube da capital, fixou esta temporada, nos Europeus de Istambul, um novo máximo nacional nos 200m costas. O nadador poveiro, que tem como ponto alto da carreira a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, está inscrito nos, 200m e 400m livres, 50m mariposa, 200m estilos, 50m, 100m e 200m costas.

Destaque ainda para outros atletas internacionais que estarão na Póvoa de Varzim: Sara Loureiro, Joana Carvalho, Marta Marinho, Joana Rodrigues, Paulo Santos, João Carvalho (FC Porto/Dolce Vita); Fábio Pereira, Henrique Neiva, Ricardo Silva (Fluvial Vilacondense); Jorge Maia, Luís Vaz (Famalicão); César Faria, Sara Cruz (Bairro dos Anjos); Rui Costa, Joana Santos, Andreia Gomes (V. Guimarães); Gustavo Santa (Litoral Alentejano); e Ana Rodrigues (Ass. Estamos Juntos).

Quanto às presenças estrangeiras, Ben Hesen, considerado o melhor nadador dos Campeonatos Universitários Americanos de 2009, e Randall Bal, que já representou a selecção principal dos Estados Unidos da América e actualmente representa a equipa italiana da Lombardia, também confirmaram a participação nesta IV edição do Meeting.

Além de Randall Bal, a formação italiana apresenta outras grandes figuras da natação internacional. Rudy Goldin, que pela terceira vez participa no Meeting da Póvoa de Varzim, está inscrito nos 50m e 100m livres e 50m, 100m e 200m mariposa. O italiano, medalha de bronze nos Europeus de Helsínquia (2006) e Jogos Mediterrânicos (2009) em 4x100m estilos e prata nas Universíadas (2009) na mesma distância, representou a selecção do seu país nos últimos Europeus de Istambul e ainda nos Mundiais de Roma, onde também estiveram os compatriotas Giacomo Gremizzi, Luca Lavezzari, Matteo Montanari, Pamela Gabrieli, Ludovica Leoni e Susanna Negri, presenças confirmadas na prova poveira.

De Espanha, em representação do Club Natación Santa Olaya, vem Marco Rivera Miranda, recordista do seu país nos 400m (3:49.82), 800m (7:49.09) e 1500m livres (14:57.47) em piscina longa. Como ponto alto da sua carreira, consta a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e de Pequim (2008). É considerado como um dos melhores meio-fundistas da natação espanhola. Na Póvoa de Varzim, o atleta, de 26 anos, está inscrito nos 400m (6.º no ranking europeu) e 1500m livres (12.º no ranking europeu).

Na apresentação da prova foram anunciados outros nomes fortes como os norte-americanos Kevin Swander, Nick Cordes e Jim Barbiere e a israelita Amit Ivry.

No quadro de recordes do Meeting não consta nenhum atleta português. Kevin Swander (EUA), com 28.05 nos 50m bruços, Amit Ivry (Israel) – melhor nadadora da edição anterior –, com 27.07 nos 50m mariposa e 59.83 nos 100m mariposa, Yuliya Banach (Israel), com 32.73 nos 50m bruços, Giulia Bolgiani (Lombardia), com 8:56.08 nos 800m livres, Stefania Cartapani (Lombardia), com 29.47 nos 50m costas e 1:03.59 nos 100m costas, Ben Hesen (EUA), com 25.36 nos 50m costas, são recordistas do Meeting que marcam presença nesta edição.

A competição poveira, integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), tem sido marcada pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim é a primeira grande competição em piscina de 50 metros em que não é permitida a utilização de fatos poliuretano. Desde 1 de Janeiro, os atletas só podem competir com os fatos de tecido impermeável permitidos pela Federação Internacional de Natação (FINA): para os homens, as peças não podem cobrir o peito e só podem ter comprimento até o joelho; para as mulheres, os fatos, que também só podem chegar até o joelho, não podem cobrir os braços.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.