Para além da oportunidade de percorrer várias editoras, repartidas pelas dezenas de stands, e comprar livros para todos os gostos, novos ou usados, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num stand preparado para o efeito, os visitantes do evento literário de referência no Verão poveiro podem desfrutar de uma imensa variedade cultural.

Esta sexta-feira, a partir das 17h00, o teatro infantil “No Conto da Raposa”, promovido pela Associação Cultural Historioscópio, promete diversão para todas as idades. Trata-se de uma antologia de contos com inspiração na tradição oral portuguesa, protagonizados pela personagem da raposa, o mais astuto dos animais. O espetáculo alterna entre o contador de histórias e o teatro de fantoches, ao estilo do tradicional, celebrando os saberes antigos da cultura popular, em divertidas histórias rítmicas e atuais.

A animação de rua prossegue, às 22h00, com o “Baile dos Candeeiros”, pela Associação Cultural Radar 360º. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, transformam os espaços que habitam, e deslocam-se através deles com movimentos específicos: acendem, apagam, respiram, interagem, criando um universo mágico que transporta quem os visualiza de volta aos tempos felizes da infância.

A finalizar a programação da Feira do Livro, no sábado, o livro Vila Alan da escritora Sandra Costa será apresentado por Nuno Costa. A obra pretende levar os mais novos a pensar na força transformadora da diferença e da heterogeneidade e é prefaciada pela associação Corações com Coroa, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento focada em projetos de empoderamento de raparigas e mulheres.

A Feira do Livro está de portas abertas, todos os dias, das 16h00 às 24h00, no Largo do Passeio Alegre. Consulte o programa completo no portal municipal.