Este foi o terceiro livro do autor sobre Balasar e contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

Sobre esta publicação, José Ferreira referiu: “Depois da “Balasar Antiga”, é agora a vez de sair a “Balasar no Século de D. Benta”. O livro trata sobretudo do século XVIII, em que viveu essa notável balasarense. Foi um tempo de mudanças na freguesia: reedificou-se a Igreja Paroquial, fez a ponte de pedra em três arcos sobre o Este, muitas casas particulares foram renovadas – e em particular a de D. Benta, que recebeu brasão – e houve uma intensa emigração para o Brasil.

Mas dá-se também alguma notícia do século XVII e expõem-se alguns antecedentes da revolução liberal, a que maiores transformações impôs ao país”.

José Ferreira, natural duma freguesia barcelense, foi docente na Escola Secundária de Eça de Queirós. Interessou-se desde cedo pela investigação da história local, tendo colaborado em diversos jornais e publicado vários livros.

Veja a fotogaleria.