Junqueira nº 1 Sénior é um espaço dedicado aos munícipes reformados com o compromisso de ajudar a retardar e prevenir complicações inevitavelmente associadas à idade, que comprometem a autonomia da população sénior. Conceitos como estimulação e reabilitação física/motora, respiratória e mental são tidos como os alicerces deste serviço. É elaborado um plano individual, com cuidados centrados nas necessidades de cada sénior tendo por base a sua capacidade funcional, cognitiva, psicológica e social.

É conhecido o empenho da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no desenvolvimento ou apoio a projetos que contribuam para o bem-estar da população mais idosa, oferecendo motivos para sair de casa, conviver e cuidar da saúde. “Vida ativa com desporto”, organizado pelo Pelouro do Desporto, e a Universidade Sénior, uma responsabilidade do Rotary Club da Póvoa de Varzim, são apenas dois bons exemplos desse empenho.